O projeto de pesquisa objetiva compreender a atuação dos educadores/as na educação infantil, no sentido de como esses profissionais lidam com o tema das relações raciais e como está área tem ou não atuado na promoção de práticas pedagógicas que contribuam na efetivação da legislação sobre história e cultura afro-brasileira e africana. Discute-se que o racismo ainda é uma realidade que precisamos mudar tendo em vista que ele se manifesta em diversas áreas da vida de um indivíduo, entre elas, na educação infantil, uma das primeiras etapas na formação das identidades dos indivíduos. Sabe-se que a educação infantil é um momento da vida das crianças em que elas começam a ter contato com o mundo e passam a aprender coisas que não tem acesso junto à família, é de suma importância que tenhamos o cuidado de desenvolver crianças tolerantes e antirracistas. Busca-se a compreensão da existência ou não de uma formação específica que possibilite a construção da identidade das crianças ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, a pesquisa metodologicamente fará uma revisão bibliográfica sobre o tema, e a partir de abordagem qualitativa de estudo de caso pretende-se a utilização de questionários com perguntas fechadas direcionado aos educadores/as, que possa levar a compreensão de possibilidades pedagógicas ou não no combate ao racismo. Espera-se com o estudo contribuir para problematizar as relações raciais nessa etapa da educação básica, de forma a que a educação infantil reflita seu papel social de atendimento às crianças e seu pertencimento racial.