Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL PARA ANÁLISES DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O artigo parte de uma problemática relativa a uma realidade específica, mas imagina-se que ela ocorra em outras localidades: a evasão e a desmotivação de alunos de um curso do ensino superior. Partindo do questionamento sobre quais análises podem ajudar a entender os fatores geradores desse quadro, a pesquisa explora o uso da Teoria das Representações Sociais (TRS) em artigos acadêmicos recentes. O principal procedimento metodológico utilizado foi a revisão sistemática de literatura, realizada por meio de consulta à base de periódicos da CAPES. Nos dados coletados durante o processo de criação da amostra de análise, percebeu-se o crescimento da utilização da TRS nas pesquisas acadêmicas, embora a incorporação do tema no ensino superior tenha sido considerada tardia. Na análise da amostra final percebeu-se que várias áreas do conhecimento vêm aplicando a TRS, envolvendo grupos bastante variados, e apresentando importantes metodologias de investigação. Mesmo sendo trabalhos teóricos, apresentam um caminho para solução de necessidades práticas. Os resultados logrados dialogam com a realidade empírica que gerou o artigo, mas entende-se que sejam relevantes para investigações em outros cenários. Contribuir para uma maior democratização do ensino superior no país requer pensar em mecanismos de permanência dos grupos ingressantes em instituições de ensino superior, e a TRS vem se mostrando um aporte significativo para investigar as relações dos discentes com os espaços físicos e simbólicos onde estudam, aprofundar seus contextos econômicos e culturais, e verificar como os grupos envolvidos, a partir dos seus diferentes lugares de fala, constroem e assimilam conhecimentos e identidades.

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