As atuais mudanças na educação básica brasileira, relacionadas às transformações em curso nas sociedades democráticas contemporâneas, têm colocado em questão, de modo cada vez mais incisivo, os aspectos relativos à avaliação dos processos de ensino-aprendizagem, cabendo a formulação de novos métodos/estratégias, capazes de ultrapassar a orientação somativa prevalecente na avaliação. Tomando a avaliação não como simples julgamento de valor e sim como um processo intrínseco à aprendizagem - domínio que propicia a mudança, o avanço, a progressão, enfim, a aprendizagem. Neste contexto, discutem-se, no presente artigo, elementos para a construção desta nova avaliação, destacando-se o uso de metodologias ativas. O presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência docente no ensino médio integrado a educação profissional, onde foram aplicadas metodologias ativas de ensino, do tipo aprendizagem baseada em problemas (ABP), que abrangeram sessões tutoriais, atividades em laboratórios, apresentações científicas e o uso de filmes. Além disto, foram utilizados recursos lúdicos. A utilização de variadas formas de metodologias de ensinagem, tem permitido “romper” com o tradicional, isto é, tem levado o discente a desenvolver habilidades, competências e construção dos saberes. Estas novas alternativas de ensino nos permitiu uma interação mais ampla entre a relação discente-docente e nos fez refletir e avançar no processo avaliativo, que tem sido realizado de forma ampla e processual. Além disso, um impacto positivo para sua formação pode ser observado. No que se refere ao processo de ensino, aprendizagem e avaliações, novas propostas pedagógicas devem ser inseridas priorizando o caráter formativo e de desenvolvimento dos discentes, para que haja a construção de competências necessárias ao perfil estabelecido pela nova BNCC (Base Nacional Curricular Comum) do ensino médio.