Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DO BRASIL – UM RECORTE DE 2015 A 2020.

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa do tipo Estado da Arte, que objetivou analisar a produção acadêmica brasileira em Educação Ambiental nas escolas do Brasil, no período compreendido de 2015 a 2020. O presente artigo justifica sua importância frente ao grande volume de produções relacionadas a temática da Educação Ambiental, sendo necessário observar o que dizem estas pesquisas, a fim de compreender o cenário nacional atual de desenvolvimento da EA nas escolas. As produções cientificas analisadas são artigos científicos publicados em periódicos disponibilizados no portal Capes, em que foram observadas as temáticas ambientais, os principais objetivos das pesquisas, as principais questões levantadas pelas pesquisas, a influência dos atores sociais das escolas e as concepções político-pedagógicas. Por meio da análise realizada, constatou-se que a Educação Ambiental nas escolas é abordada nos artigos a partir de uma perspectiva crítica e transformadora, sendo estabelecida como integrante indispensável e incapaz de estar desvinculada do processo de formação cidadã. As problemáticas levantadas estiveram relacionadas a dificuldade de engajar os alunos nas práticas de EA, o que também ocorre devido à pouca atenção que a temática ambiental recebe nas atividades desenvolvidas pelos atores sociais das escolas. As questões mais recorrentes foram relacionadas a baixa eficácia das atividades desenvolvidas pelas escolas campos das pesquisas, em que se observa a falta de conexão com a realidade ambiental, social e econômica do entorno do ambiente escolar.

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