O presente trabalho tem o objetivo geral analisar o currículo de Ciências no ensino fundamental de uma escola pública estadual de Anísio de Abreu-PI. A realidade do ensino de Ciências é preocupante, pois mesmo a BNCC tendo sido aprovada, os desafios quanto ao ensino de Ciências persistem no contexto da educação básica. Por esta razão, realizou-se um estudo focando nos documentos oficiais que norteiam o ensino de Ciências Naturais no Brasil, além de uma pesquisa envolvendo o coordenador pedagógico e professores de Ciências nas séries finais do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista e percebeu-se por meio desse estudo que o desafio atual dos docentes é fazer o ensino de ciências com qualidade crítica adequada à BNCC, visto que a escola ainda não se aderiu ao novo modelo. A pesquisa mostrou que a escola vem aos poucos apresentando mudanças significativas no modo de ensinar Ciências Naturais para o ensino fundamental, por meio da adoção do ensino contextualizado, porém ainda está em fase de adaptação com a BNCC, inclusive os livros adotados pela referida escola ainda não contemplam a Base Nacional Comum Curricular.