Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TEMATIZAÇÃO: DESVENDANDO CAMINHOS E NARRATIVAS COMO FONTE CONFIÁVEL NOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88111
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 216
    "inscrito_id" => 11108
    "titulo" => "TEMATIZAÇÃO: DESVENDANDO CAMINHOS E NARRATIVAS COMO FONTE CONFIÁVEL NOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como eixo a apresentação da metodologia da Tematização de Fontoura que propõe a sistematização das análises de dados de pesquisa qualitativa, em consonância do teor metodológico de narrativas, à luz de Josso, acerca das práticas pedagógicas, experiências formadoras e recordações referências com leitura e literatura de professoras de Língua Portuguesa que atuam nos anos finais de Ensino Fundamental, em um colégio público estadual de São Gonçalo, Rio de Janeiro. As interlocuções dialógicas são provenientes de um recorte da dissertação “Leitura Literária na Prática Docente Cotidiana com Alunos de 6º ao 9º: Desafios encontrados para a Formação de Leitores”, na qual descrevemos os sete passos que ancoram a Tematização na análise qualitativa de dados confiáveis no universo científico, constituídos em entrevistas online, individual e coletivamente. Os discursos que narram os percursos da formação leitora das colaboradoras ajudam a promover o entendimento de suas ações pedagógicas, ao passo que nos permitem refletir sobre nós. Os caminhos percorridos no ambiente literário constituem as profissionais que somos hoje e propiciam observação, reflexão e transformações de práticas pedagógicas e de processos formativos, de conhecimento e de aprendizado, a partir do atravessamento poético do ter, pensar e fazer."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID11108_TB216_05062022110421.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIANCA DE MACEDO ABREU"
    "autor_nome_curto" => "BIANCA ABREU"
    "autor_email" => "biamacedoabreu24@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88111
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 216
    "inscrito_id" => 11108
    "titulo" => "TEMATIZAÇÃO: DESVENDANDO CAMINHOS E NARRATIVAS COMO FONTE CONFIÁVEL NOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como eixo a apresentação da metodologia da Tematização de Fontoura que propõe a sistematização das análises de dados de pesquisa qualitativa, em consonância do teor metodológico de narrativas, à luz de Josso, acerca das práticas pedagógicas, experiências formadoras e recordações referências com leitura e literatura de professoras de Língua Portuguesa que atuam nos anos finais de Ensino Fundamental, em um colégio público estadual de São Gonçalo, Rio de Janeiro. As interlocuções dialógicas são provenientes de um recorte da dissertação “Leitura Literária na Prática Docente Cotidiana com Alunos de 6º ao 9º: Desafios encontrados para a Formação de Leitores”, na qual descrevemos os sete passos que ancoram a Tematização na análise qualitativa de dados confiáveis no universo científico, constituídos em entrevistas online, individual e coletivamente. Os discursos que narram os percursos da formação leitora das colaboradoras ajudam a promover o entendimento de suas ações pedagógicas, ao passo que nos permitem refletir sobre nós. Os caminhos percorridos no ambiente literário constituem as profissionais que somos hoje e propiciam observação, reflexão e transformações de práticas pedagógicas e de processos formativos, de conhecimento e de aprendizado, a partir do atravessamento poético do ter, pensar e fazer."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID11108_TB216_05062022110421.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIANCA DE MACEDO ABREU"
    "autor_nome_curto" => "BIANCA ABREU"
    "autor_email" => "biamacedoabreu24@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho tem como eixo a apresentação da metodologia da Tematização de Fontoura que propõe a sistematização das análises de dados de pesquisa qualitativa, em consonância do teor metodológico de narrativas, à luz de Josso, acerca das práticas pedagógicas, experiências formadoras e recordações referências com leitura e literatura de professoras de Língua Portuguesa que atuam nos anos finais de Ensino Fundamental, em um colégio público estadual de São Gonçalo, Rio de Janeiro. As interlocuções dialógicas são provenientes de um recorte da dissertação “Leitura Literária na Prática Docente Cotidiana com Alunos de 6º ao 9º: Desafios encontrados para a Formação de Leitores”, na qual descrevemos os sete passos que ancoram a Tematização na análise qualitativa de dados confiáveis no universo científico, constituídos em entrevistas online, individual e coletivamente. Os discursos que narram os percursos da formação leitora das colaboradoras ajudam a promover o entendimento de suas ações pedagógicas, ao passo que nos permitem refletir sobre nós. Os caminhos percorridos no ambiente literário constituem as profissionais que somos hoje e propiciam observação, reflexão e transformações de práticas pedagógicas e de processos formativos, de conhecimento e de aprendizado, a partir do atravessamento poético do ter, pensar e fazer.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.