A educação de Jovens e Adultos vem despertando atenção, especialmente ao processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Assim, o presente artigo apresenta a resolução de problemas matemáticos utilizando um método proposto no livro A arte de resolver problemas de Polya (1978) que expõe o seu método dividindo-o em quatro etapas: compreensão do problema, construção de uma estratégia, execução da estratégia e revisão da solução. Deste modo, apresenta-se ao Instituto Federal do Piauí o presente trabalho intitulado “Educação de jovens e adultos e o ensino da Matemática baseado na resolução de problemas. O objetivo principal visa analisar o método de resolução de problemas proposto por Polya como facilitador no ensino-aprendizagem de Matemática dos alunos da EJA. A metodologia utilizada foi do tipo pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, por meio de análise do método proposto por Polya. Conclui-se que é possível acontecer uma aprendizagem significativa e construção de autonomia pedagógica por parte do aluno apesar da precariedade do sistema educacional e das faltas de políticas públicas continuadas voltados para essa modalidade de ensino, e ainda a falta de formação específica para os professores, constitui-se um agravante no alcance da qualidade no processo de ensino-aprendizagem, principalmente para os alunos da EJA.