EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ENSINO DA MATEMÁTICA BASEADA NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89661 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2981 "inscrito_id" => 10596 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ENSINO DA MATEMÁTICA BASEADA NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA" "resumo" => "A educação de Jovens e Adultos vem despertando atenção, especialmente ao processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Assim, o presente artigo apresenta a resolução de problemas matemáticos utilizando um método proposto no livro A arte de resolver problemas de Polya (1978) que expõe o seu método dividindo-o em quatro etapas: compreensão do problema, construção de uma estratégia, execução da estratégia e revisão da solução. Deste modo, apresenta-se ao Instituto Federal do Piauí o presente trabalho intitulado “Educação de jovens e adultos e o ensino da Matemática baseado na resolução de problemas. O objetivo principal visa analisar o método de resolução de problemas proposto por Polya como facilitador no ensino-aprendizagem de Matemática dos alunos da EJA. A metodologia utilizada foi do tipo pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, por meio de análise do método proposto por Polya. Conclui-se que é possível acontecer uma aprendizagem significativa e construção de autonomia pedagógica por parte do aluno apesar da precariedade do sistema educacional e das faltas de políticas públicas continuadas voltados para essa modalidade de ensino, e ainda a falta de formação específica para os professores, constitui-se um agravante no alcance da qualidade no processo de ensino-aprendizagem, principalmente para os alunos da EJA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID10596_TB2981_07102022120810.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA MIRANDA DAMASCENO" "autor_nome_curto" => "PRISCILA" "autor_email" => "prisciladamasceno96@gmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89661 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2981 "inscrito_id" => 10596 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ENSINO DA MATEMÁTICA BASEADA NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA" "resumo" => "A educação de Jovens e Adultos vem despertando atenção, especialmente ao processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Assim, o presente artigo apresenta a resolução de problemas matemáticos utilizando um método proposto no livro A arte de resolver problemas de Polya (1978) que expõe o seu método dividindo-o em quatro etapas: compreensão do problema, construção de uma estratégia, execução da estratégia e revisão da solução. Deste modo, apresenta-se ao Instituto Federal do Piauí o presente trabalho intitulado “Educação de jovens e adultos e o ensino da Matemática baseado na resolução de problemas. O objetivo principal visa analisar o método de resolução de problemas proposto por Polya como facilitador no ensino-aprendizagem de Matemática dos alunos da EJA. A metodologia utilizada foi do tipo pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, por meio de análise do método proposto por Polya. Conclui-se que é possível acontecer uma aprendizagem significativa e construção de autonomia pedagógica por parte do aluno apesar da precariedade do sistema educacional e das faltas de políticas públicas continuadas voltados para essa modalidade de ensino, e ainda a falta de formação específica para os professores, constitui-se um agravante no alcance da qualidade no processo de ensino-aprendizagem, principalmente para os alunos da EJA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID10596_TB2981_07102022120810.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA MIRANDA DAMASCENO" "autor_nome_curto" => "PRISCILA" "autor_email" => "prisciladamasceno96@gmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }