Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NA TRILHA DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM O JOGO DO XADREZ

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma experiência extensionista que contou com a participação de alunos dos cursos técnicos e de Ensino Médio de três escolas públicas da sede do município de Jacobina- BA (Colégio Modelo, CETEP e IFBA). A base teórica desse trabalho considerou as concepções de Góes (2002), Rezende (2002), Almeida (2010), Lima (2015), dentre outros. O objetivo dessa experiência foi produzir e desenvolver ações e práticas de caráter técnico e/ou didático que permitissem aos sujeitos enxergar o jogo do xadrez como práticas esportiva, educativa e social, numa abordagem metodológica da aprendizagem colaborativa e mediados por ambientes virtuais de aprendizagem (lishess.org e Moodle). Nesse contexto, optou-se por uma metodologia qualitativa, com base nos desenvolvimentos de uma oficina de xadrez, de seminário web com especialista, bate papo virtual com campeão de torneios nacionais e cine debates abordando transformações de vidas a partir da prática enxadrística. Para os levantamentos de dados, utilizou-se da observação participante, dos registros nos fóruns, do questionário de avaliação de prática e dos registros visuais decorrentes dos momentos síncronos. Os resultados obtidos evidenciaram que o jogo do de xadrez, independentes das formas de jogar (presenciais ou virtuais), com uso da inteligência artificial para sistemas web ou softwares de computador ou aplicativos móveis, continuam exigindo dos jogadores um nível equivalente de concentração, de respeito mútuo e ética, descritos pelos jogadores experientes e inexperientes como elementos fundamentais ao bom desenvolvimento do rating enxadrístico. Além disso, verificou-se que processos colaborativos não surgiram de atividades competitivas desenvolvidas em ambientes virtuais, tais como jogos entre equipes ou torneios simulados, nestes eventos percebeu-se a prevalência da cooperação, porém, no âmbito do ambiente Moodle, houve uma aproximação da perspectiva colaborativa a partir das interações no fórum e das discussões e opiniões compartilhadas entre os aprendizes.

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