No cenário atual da educação, proporcionar a participação ativa dos alunos nas aulas tem provocado a mudança da prática e o desdobramento de estratégias para o aprendizado interativo e que fortalecem os processos no ensino e aprendizagem. O estudo do Letramento Digital surge fortemente para quebra de paradigmas, sobretudo com o uso de plataformas tecnológicas de informação e comunicação em larga escala, nos diversos setores. A proposta para um letrado digitalmente, possibilita a compreensão e utilização das informações geradas pela internet, exercitando principalmente o seu senso crítico. Justifica-se com esta prática a capacidade para além da leitura e escrita na esfera digital, mas no fazer pensar criticamente sobre o conteúdo visualizado, de modo a modificar o cenário social e cultural ao seu redor. Assim, o objetivo principal foi analisar o uso de metodologias ativas no ensino de letramento digital, para estudantes de uma escola de nível médio integrado ao eixo profissionalizante, na cidade de Crateús-CE. A pesquisa foi de caráter qualitativo, com abordagem teórico-metodológica baseada na pesquisa-ação, quando extraímos das atitudes e respostas dos participantes do grupo, sentimentos, opiniões e reações dos envolvidos. A iniciativa consistiu em dois momentos, o primeiro com o uso da sala de aula invertida, uma proposta de metodologia ativa, onde os estudantes da primeira série do ensino médio tiveram um estudo prévio sobre a temática Fake News, trabalhada no itinerário formativo do Letramento Digital. No segundo momento após os estudos e reflexões em sala de aula, os estudantes responderam um questionário para avaliar as práticas pedagógicas que foram submetidas. Contudo, analisando as respostas dos entrevistados, foi possível perceber a importância do letramento digital, em especial com uso de práticas que colocam o aluno ativamente no processo de formação de pessoas, bem como em seu melhor aproveitamento das tecnologias digitais na escola.