Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AÇÕES GOVERNAMENTAIS E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL, MOÇAMBIQUE E PORTUGAL (2008 A 2022)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89635
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2950
    "inscrito_id" => 9292
    "titulo" => "AÇÕES GOVERNAMENTAIS E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL, MOÇAMBIQUE E PORTUGAL (2008 A 2022)"
    "resumo" => "O Brasil, Moçambique e Portugal integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Possuem diversos acordos gerais de cooperação, que envolvem seus sistemas educacionais e buscam assegurar o direito educacional e a universalização do ensino. O objetivo geral desse estudo foi analisar os programas e as ações governamentais em Educação Especial implementados no Brasil, em Moçambique e em Portugal, no período de 2008 a 2022. AA pesquisa, de caráter descritivo, foi realizada mediante abordagem qualitativa, ancorada na técnica da pesquisa documental. Como instrumentos foram utilizados um Protocolo de Análise Documental em Políticas de Educação Especial e um roteiro semiestruturado de entrevista, aplicado a dois representantes do Ministério da Educação. Os dados oriundos foram compilados, descritos e analisados com base no Método Comparativo, sendo também gravados, transcritos e analisados por juízes, utilizando-se a Análise Temática (AT). Os resultados apontaram diferentes formas organizativas do trabalho pedagógico na Educação Especial, considerando as especificidades culturais e políticas dos diferentes países. Foi possível verificar que as terminologias adotadas nos documentos oficiais são similares, e as políticas, programas e ações governamentais foram construídas, nesse período, a partir das orientações internacionais dos organismos multilaterais. Evidenciou-se um período progressista que culminou na ampliação de políticas, programas e ações de Educação Especial. Tais programas e ações passaram a definir legalmente um tipo de público a ser atendido, diferentes serviços e espaços para oferta do Atendimento Educacional Especializado. Nos últimos anos, após repentinas reformas político-econômicas, as políticas de Educação Especial passaram a atender mais explicitamente às lógicas do mercado e do capital na definição de suas diretrizes e princípios. Tais efeitos culminaram na publicação e posterior suspensão dos efeitos legais da Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9292_TB2950_19082022212928.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMUEL VINENTE DA SILVA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "SAMUEL VINENTE"
    "autor_email" => "samuel.vinente@ifsp.edu.b"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89635
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2950
    "inscrito_id" => 9292
    "titulo" => "AÇÕES GOVERNAMENTAIS E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL, MOÇAMBIQUE E PORTUGAL (2008 A 2022)"
    "resumo" => "O Brasil, Moçambique e Portugal integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Possuem diversos acordos gerais de cooperação, que envolvem seus sistemas educacionais e buscam assegurar o direito educacional e a universalização do ensino. O objetivo geral desse estudo foi analisar os programas e as ações governamentais em Educação Especial implementados no Brasil, em Moçambique e em Portugal, no período de 2008 a 2022. AA pesquisa, de caráter descritivo, foi realizada mediante abordagem qualitativa, ancorada na técnica da pesquisa documental. Como instrumentos foram utilizados um Protocolo de Análise Documental em Políticas de Educação Especial e um roteiro semiestruturado de entrevista, aplicado a dois representantes do Ministério da Educação. Os dados oriundos foram compilados, descritos e analisados com base no Método Comparativo, sendo também gravados, transcritos e analisados por juízes, utilizando-se a Análise Temática (AT). Os resultados apontaram diferentes formas organizativas do trabalho pedagógico na Educação Especial, considerando as especificidades culturais e políticas dos diferentes países. Foi possível verificar que as terminologias adotadas nos documentos oficiais são similares, e as políticas, programas e ações governamentais foram construídas, nesse período, a partir das orientações internacionais dos organismos multilaterais. Evidenciou-se um período progressista que culminou na ampliação de políticas, programas e ações de Educação Especial. Tais programas e ações passaram a definir legalmente um tipo de público a ser atendido, diferentes serviços e espaços para oferta do Atendimento Educacional Especializado. Nos últimos anos, após repentinas reformas político-econômicas, as políticas de Educação Especial passaram a atender mais explicitamente às lógicas do mercado e do capital na definição de suas diretrizes e princípios. Tais efeitos culminaram na publicação e posterior suspensão dos efeitos legais da Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9292_TB2950_19082022212928.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMUEL VINENTE DA SILVA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "SAMUEL VINENTE"
    "autor_email" => "samuel.vinente@ifsp.edu.b"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O Brasil, Moçambique e Portugal integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Possuem diversos acordos gerais de cooperação, que envolvem seus sistemas educacionais e buscam assegurar o direito educacional e a universalização do ensino. O objetivo geral desse estudo foi analisar os programas e as ações governamentais em Educação Especial implementados no Brasil, em Moçambique e em Portugal, no período de 2008 a 2022. AA pesquisa, de caráter descritivo, foi realizada mediante abordagem qualitativa, ancorada na técnica da pesquisa documental. Como instrumentos foram utilizados um Protocolo de Análise Documental em Políticas de Educação Especial e um roteiro semiestruturado de entrevista, aplicado a dois representantes do Ministério da Educação. Os dados oriundos foram compilados, descritos e analisados com base no Método Comparativo, sendo também gravados, transcritos e analisados por juízes, utilizando-se a Análise Temática (AT). Os resultados apontaram diferentes formas organizativas do trabalho pedagógico na Educação Especial, considerando as especificidades culturais e políticas dos diferentes países. Foi possível verificar que as terminologias adotadas nos documentos oficiais são similares, e as políticas, programas e ações governamentais foram construídas, nesse período, a partir das orientações internacionais dos organismos multilaterais. Evidenciou-se um período progressista que culminou na ampliação de políticas, programas e ações de Educação Especial. Tais programas e ações passaram a definir legalmente um tipo de público a ser atendido, diferentes serviços e espaços para oferta do Atendimento Educacional Especializado. Nos últimos anos, após repentinas reformas político-econômicas, as políticas de Educação Especial passaram a atender mais explicitamente às lógicas do mercado e do capital na definição de suas diretrizes e princípios. Tais efeitos culminaram na publicação e posterior suspensão dos efeitos legais da Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.