Este trabalho foi realizado na Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Alfredo Freyre, em Recife-PE, em uma turma do 2º ano do Curso Médio Técnico de Artes Visuais. O objetivo do trabalho foi desenvolver o ensino da Matemática por meio do lúdico, a fim de alcançar uma aprendizagem significativa e superar a rejeição por este componente curricular. Para tanto, foi utilizado como atividade lúdica o jogo “Cama de Gato”, que usa barbante ou elástico, manipulados com as mãos, para formar figuras geométricas. A partir das figuras geométricas formadas pelos estudantes, inseriram-se alguns conceitos relativos ao eixo temático de Geometria, do componente curricular Matemática. Como metodologia utilizou-se: a escuta por meio de rodas de diálogo, no início e no final do processo; a pesquisa sobre o jogo; a divisão da turma em duplas; o jogo “Cama de Gato”; a socialização das aprendizagens junto às outras turmas da escola e com os familiares dos discentes. Como resultados verificou-se: que as escutas possibilitaram a superação da rejeição pela Matemática e o envolvimento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem; que o lúdico por meio do jogo “Cama de Gato”, serviu como uma mola propulsora para: o interesse, engajamento e protagonismo discente com relação à aprendizagem da Geometria/Matemática, aprendizagem significativa dos conteúdos, fortalecimento das relações interpessoais dentro e fora da escola e desenvolvimento do pensamento e raciocínio matemático com alegria, divertimento e cooperação. Concluiu-se então que o uso do lúdico e do jogo “Cama de gato” foram aliados da aprendizagem significativa.