Os fatores que contribuem para compreensão do mundo pelos indivíduos são inúmeros, mas um está ligado diretamente ao Ensino de Ciências, a leitura de mundo a partir do conhecimento científico. Por esse motivo, uma busca incessante na educação em ciências é a promoção da Alfabetização Científica (AC), que se divide em três eixos basilares - Compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos, Compreensão da natureza das ciências e dos fatores éticos e políticos e Entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente. Neste caminho, com o objetivo de identificar como a elaboração de Podcasts contribuem para o desenvolvimento da AC, foi desenvolvida uma intervenção pedagógica com o tema: “Produzindo podcasts para socializar os resultados obtidos em uma atividade experimental sobre as propriedades coligativas”. A atividade foi aplicada em uma turma de 4° do Ensino Técnico Integrado do Instituto Federal de Educação, durante as atividades do PIBID. Os podcasts gravados pelos alunos foram transcritos e analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). A gravação deveria abordar os experimentos realizados e suas relações com as propriedades coligativas, logo na análise por meio da ATD buscou-se essas relações, como mostra o trecho a seguir: (...) isso que aconteceu no experimento se trata de uma propriedade coligativa, a ebulioscopia que é quando adicionamos um soluto não volátil a um solvente e a temperatura de ebulição, aumenta (...). Assim, as análises nos possibilitaram verificar que ao trabalhar com a produção de podcasts é possível perceber uma compreensão significativa dos conceitos químicos estudados, através das relações tecidas entre conceitos, experimentos e cotidiano. Esses resultados mostram que foi possível perceber o desenvolvimento da AC, mais precisamente os indicadores ligados ao eixo 1 - a compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais - da AC.