O presente trabalho tem como objetivo tecer reflexões, por meio da pesquisa bibliográfica e documental de caráter qualitativo, acerca da prática de leitura na sala de aula a partir da concepção de linguagem interacionista, analisar e compreender como se dá o ato de ler nessa concepção e como a mesma pode favorecer práticas de ensino sobre esse ato nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O incentivo à leitura sempre foi uma situação complexa e desafiadora para o professor e infelizmente, ainda não foi possível encontrar a “receita” ideal para desenvolver e criar nos educandos o interesse pelo universo da leitura. Todavia, o que se pode e deve-se fazer para estimular, o que julgamos ser primordial, é apresentar a importância triunfante que a leitura proporciona para as pessoas que fazem uso da mesma. Dessa forma, a pesquisa visa discutir as concepções de leitura que norteiam as práticas pedagógicas, e priorizar a prática de leitura baseada na concepção interacionista de linguagem, uma vez que concebe a leitura como um processo no qual participa o aluno, o seu contexto e conhecimento de mundo, bem como o leitor, o autor do texto e, este, por sua vez, deixa elementos ao longo do texto para tornar possível a atribuição de sentidos. Nesse contexto, para que o ensino seja relevante à vida do educando, faz-se importante que seu contato com a leitura sistematizada seja ofertado a partir de atividades contextualizadas e com sentido. Para dar suporte no aprofundamento teórico e no objeto de pesquisa, faremos diálogos com autores como: Smolka (1993), Jolibert (1994), Freire (1997), Solé (1998), Geraldi (1997; 2013) e outros que nos forneceram subsídios durante o desenvolvimento da pesquisa.