A LEITURA A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM INTERACIONISTA: TECENDO REFLEXÕES PARA A PRÁTICA EM SALA DE AULA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89506 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2802 "inscrito_id" => 15122 "titulo" => "A LEITURA A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM INTERACIONISTA: TECENDO REFLEXÕES PARA A PRÁTICA EM SALA DE AULA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo tecer reflexões, por meio da pesquisa bibliográfica e documental de caráter qualitativo, acerca da prática de leitura na sala de aula a partir da concepção de linguagem interacionista, analisar e compreender como se dá o ato de ler nessa concepção e como a mesma pode favorecer práticas de ensino sobre esse ato nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O incentivo à leitura sempre foi uma situação complexa e desafiadora para o professor e infelizmente, ainda não foi possível encontrar a “receita” ideal para desenvolver e criar nos educandos o interesse pelo universo da leitura. Todavia, o que se pode e deve-se fazer para estimular, o que julgamos ser primordial, é apresentar a importância triunfante que a leitura proporciona para as pessoas que fazem uso da mesma. Dessa forma, a pesquisa visa discutir as concepções de leitura que norteiam as práticas pedagógicas, e priorizar a prática de leitura baseada na concepção interacionista de linguagem, uma vez que concebe a leitura como um processo no qual participa o aluno, o seu contexto e conhecimento de mundo, bem como o leitor, o autor do texto e, este, por sua vez, deixa elementos ao longo do texto para tornar possível a atribuição de sentidos. Nesse contexto, para que o ensino seja relevante à vida do educando, faz-se importante que seu contato com a leitura sistematizada seja ofertado a partir de atividades contextualizadas e com sentido. Para dar suporte no aprofundamento teórico e no objeto de pesquisa, faremos diálogos com autores como: Smolka (1993), Jolibert (1994), Freire (1997), Solé (1998), Geraldi (1997; 2013) e outros que nos forneceram subsídios durante o desenvolvimento da pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15122_TB2802_09082022220454.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANNIE MENDES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RAYANNIE MENDES" "autor_email" => "rayannie.oliveira@discent" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89506 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2802 "inscrito_id" => 15122 "titulo" => "A LEITURA A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM INTERACIONISTA: TECENDO REFLEXÕES PARA A PRÁTICA EM SALA DE AULA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo tecer reflexões, por meio da pesquisa bibliográfica e documental de caráter qualitativo, acerca da prática de leitura na sala de aula a partir da concepção de linguagem interacionista, analisar e compreender como se dá o ato de ler nessa concepção e como a mesma pode favorecer práticas de ensino sobre esse ato nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O incentivo à leitura sempre foi uma situação complexa e desafiadora para o professor e infelizmente, ainda não foi possível encontrar a “receita” ideal para desenvolver e criar nos educandos o interesse pelo universo da leitura. Todavia, o que se pode e deve-se fazer para estimular, o que julgamos ser primordial, é apresentar a importância triunfante que a leitura proporciona para as pessoas que fazem uso da mesma. Dessa forma, a pesquisa visa discutir as concepções de leitura que norteiam as práticas pedagógicas, e priorizar a prática de leitura baseada na concepção interacionista de linguagem, uma vez que concebe a leitura como um processo no qual participa o aluno, o seu contexto e conhecimento de mundo, bem como o leitor, o autor do texto e, este, por sua vez, deixa elementos ao longo do texto para tornar possível a atribuição de sentidos. Nesse contexto, para que o ensino seja relevante à vida do educando, faz-se importante que seu contato com a leitura sistematizada seja ofertado a partir de atividades contextualizadas e com sentido. Para dar suporte no aprofundamento teórico e no objeto de pesquisa, faremos diálogos com autores como: Smolka (1993), Jolibert (1994), Freire (1997), Solé (1998), Geraldi (1997; 2013) e outros que nos forneceram subsídios durante o desenvolvimento da pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15122_TB2802_09082022220454.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANNIE MENDES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RAYANNIE MENDES" "autor_email" => "rayannie.oliveira@discent" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }