A educação no Brasil precisa ser pensada no diálogo entre as universidades que são responsáveis pela formação inicial dos professores e pelas coordenadorias de formação continuada das redes de ensino. Esta abordagem visa apresentar dados referentes ao estágio supervisionado em literatura, desenvolvido pelos acadêmicos da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, evidenciando pontos que contribuem na formação continuada de professores e, consequentemente, no fortalecimento das aprendizagens em sala de aula. Para tanto, consideramos a nossa experiência na Secretaria de Estado de Mato Grosso, mais precisamente enquanto professoras formadoras no componente curricular de Língua Portuguesa e Pedagogia, voltados à formação de professores na Educação Básica; a atuação enquanto professoras do ensino superior nos estágios supervisionados e as observações do espaço da sala de aula realizadas pelos acadêmicos durante uma das etapas do processo do estágio nas escolas. Esses espaços em diálogo com a observação dos acadêmicos nos propiciam reflexões fundamentais para repensar a prática docente vista, sobretudo, sob a ótica de alguns estudiosos que primam por uma educação democrática, participativa e recheada de protagonismos. A metodologia pauta-se, fundamentalmente, no alicerce construído a partir do diagnostico advindo do espaço educativo da sala de aula, visando entrelaçar perspectivas de aprendizagens e análises que dialogam e/ou se aproximam da realidade. Esperamos que as ações conjuntas realizadas entre a educação básica e a universidade possam aparar arestas, no sentido de potencializar aspectos que ampliam o desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes. Assim, trazemos algumas reflexões que acreditamos fortalecer os futuros profissionais a ter maior segurança na prática da docência e, ao mesmo tempo, propiciam aos educadores em regência uma apropriação da teoria e de percursos metodológicos construídos em diálogo com a universidade.