Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR DE LÍNGUA DE INGLESA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O artigo tem como intuído refletir sobre o ensino do componente curricular de língua inglesa no Novo Ensino Médio observando as configurações apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Observamos como o documento orienta as atividades nessa área de conhecimento, e como menciona as habilidades a serem exercitadas durante essa etapa da educação básica. Partindo do objetivo de verificamos como os professores entendem as possibilidades de uma proposta interdisciplinar das atividades. No que se refere às atitudes interdisciplinares, dialogamos com os apontamentos feitos por Fazenda (2008), Japiassu (2006), Trindade (2008). A metodologia da pesquisa recobre uma análise de um questionário realizado com três professores de língua inglesa do ensino médio, em duas escolas publicas e uma privada na cidade de Caraúbas – RN. Por meio disso, foi possível verificar como as práticas acontecem em sala de aula, do mesmo modo, que refletirmos as possibilidades de trabalhar a interdisciplinaridade no ensino de língua inglesa. Dos resultados, os professores acreditam que a reforma do ensino médio foi algo necessário, todavia deveria acontecer de modo gradativo, pois as mudanças propostas exigem formação continua e reestruturação das escolas. A respeito de uma proposta interdisciplinar, eles mencionam que isso por vezes não acontece, ou surge como modo de contextualizar os alunos nas aulas. Por meio desses apontamos foi possível refletir sobre os desafios de trabalhar esse componente curricular. Palavras-chave: Ensino, Língua inglesa, Interdisciplinaridade.

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