Este ensaio versa sobre as perspectivas pedagógicas que visam a formação do/a aluno/a leitor/a. O objetivo é desenvolver uma discussão teórica sobre a formação do/a aluno/a leitor/a e sobre as proposições da Pedagogia para a efetivação da prática da leitura da criança, desde o início da vida escolar. Foi elaborado a partir de uma abordagem qualitativa, e fez uso da revisão bibliográfica para a fundamentação teórica das discussões apresentadas. Os resultados indicam que há uma fundamental importância na apresentação da literatura para as crianças, na busca de se formar leitores/as, nos momentos iniciais da escolarização, mas que isso também pode e deve ser estimulado bem antes da fase escolar inicial, através da contação de histórias, com o intento de despertar o interesse das crianças por obras literárias. Apontam que o/a professor/a formador/a, deve estimular de forma criativa, o gosto pele leitura nos/as alunos/as, para que esses reconheçam que ler, além de ser um ato prazeroso, possibilita o exercício da imaginação, da criatividade e das relações sociais.