Na contemporaneidade vem ocorrendo uma série de cobranças, a família questiona a escola por ela ser responsável pelo ensino e a escola questiona a família pelo fato de que, alguns alunos não conseguem aprender, e a escola em meio a esse embate afirma que é o resultado da falta da intervenção da família no acompanhamento do desenvolvimento da aprendizagem. Essa pesquisa tem como objetivo investigar como a família pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos filhos ao longo do processo de desenvolvimento educacional. Normalmente os educadores afirmam que para a criança obter uma boa aprendizagem é necessário que ela viva em um ambiente saudável que estimule o seu desenvolvimento, de modo que venha contribuir para o desenvolvimento de suas potencialidades. Para realização deste trabalho foram utilizadas pesquisas bibliográficas descritivas realizadas através de um estudo detalhado, com coleta de dados, análise e interpretação de obras de autores e pesquisadores que abordam o tema, através de arquivos online, artigos, livros entre outros. A escola desde antiguidade era apenas o local mais indicado para a mães deixarem os filhos enquanto trabalhavam, porém, com o passar dos tempos esse papel mudou e a escola passou a ser promotora do saber a base para formação da criança como futuro cidadão, mais o papel de educar os filhos continua sendo dos pais, ou seja, da família. Quando existe uma boa estrutura familiar e educacional a criança terá facilidade em aprender, sendo assim, cabe as instituições de ensino o dever de complementar ação da família.