Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RACISMO E HOMOFOBIA: COMO PENSAR NUMA EDUCAÇÃO DIVERSA E PLURAL NUM CENÁRIO SOCIAL DE ALTA INCIDÊNCIA DE CRIMES DE ÓDIO NO BRASIL?

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O Brasil é berço de uma abrangente pluralidade de etnias, raças, culturas, religiões, dentre outros aspectos. Portanto, a diversidade se trata de um tema muito pertinente na realidade brasileira. Situado na área de direitos humanos, este estudo possui uma perspectiva de debate sobre a inclusão de minorias, mantendo o foco na diversidade presente no nosso país e tem como objetivo principal relatar, discutir e refletir a respeito de crimes de ódio no Brasil bem como de apresentar a necessidade de problematizar esta temática no meio educacional. Metodologicamente, este estudo possui uma perspectiva de revisão bibliográfica, a partir das contribuições de: Telles (2003), Rodrigues (1935), Mattos (2000), Pocahy (2007), Candau (2012) e Cox (1948) que abordam os crimes de racismo e de homofobia, suas diferentes motivações, inclusive tipificadas como crimes de ódio, que, por sua vez, possuem um extenso contexto histórico, sendo imprescindível que haja uma reflexão a respeito da incidência desses ainda na atualidade, assim como, uma reflexão a respeito das medidas tomadas para evitá-los. Portanto, podemos concluir que a problematização desta questão em prol da equidade e da diversidade deve ser incorporada em uma perspectiva educacional, com estratégias didáticas e pedagógicas que possuem o objetivo de minimizar comportamentos racistas e homofóbicos.

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