Com o advento do computador e da internet, novas formas de interação com a linguagem vão se constituindo, e desse modo, as inovações tecnológicas estão cada vez mais despertando o interesse dos estudantes por metodologias ativas incorporadas às práticas pedagógicas. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar a funcionalidade do padlet como ferramenta digital de organização hipertextual aliada à leitura da obra “Minha mãe é negra sim”, de Patrícia Santana. Para a proposta de leitura será utilizado o Método Recepcional, de Bordini e Aguiar (1993), direcionado aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. Com isso, este estudo está fundamentado na concepção de leitura literária dentro da escola em consonância com a função do professor como mediador, dialogando com Colomer (2007) e com os estudos de metodologias ativas, a partir das ideias de Moran; Masetto; Behrens (2003). A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e descritiva, a fim de identificar as características e as contribuições dessa plataforma digital para o engajamento do leitor através da sua interface colaborativa. Para a análise dos resultados, fez-se uma interpretação dos dados e constatou-se que o padlet permite interações, na sua interface digital, que ajudam os alunos a atuarem como protagonistas no processo de leitura por meio da interatividade de textos verbais, não verbais, animações, imagens e áudios, gerando possíveis interpretações de sentidos que exploram a multimodalidade.