Esse estudo trata-se de um fragmento do Trabalho de Conclusão de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia - PROFBIO e tem como objetivo elencar os tópicos de interesse sobre saúde e educação sexual indicados por estudantes do Ensino Médio(EM) e identificar suas condições de acesso às tecnologias e mídias digitais. Para isso, aplicamos questionário dividido em três blocos: (a)Dados pessoais; (b)Preferências metodológicas e acesso às tecnologias e mídias digitais e; (c)Percepções sobre saúde e educação sexual. A partir da aplicação do questionário elaboramos e vivenciamos uma sequência didática lúdica e investigativa(SDLI) sobre o tema em turmas de EM de uma escola pública da rede estadual de Pernambuco. A aplicação do questionário se deu com 13 estudantes das três séries do Ensino Médio (07 meninos e 06 meninas), com idades entre 15 e 18 anos. Os alunos apontaram como estratégias didáticas mais relevantes para tornar as aulas mais atrativas e facilitar o seu aprendizado: debates, atividades investigativas/resolução de problemas, dinâmicas/brincadeiras e uso de filmes/vídeos. Quanto ao uso de tecnologias e mídias digitais, foram considerados o celular e a internet como essenciais na aprendizagem dos conteúdos escolares. Por fim, as respostas relativas às percepções sobre saúde e educação sexual, indicam que os estudantes raramente ouviram falar sobre esse tema na escola. Contudo, a abordagem dada à temática atendia majoritariamente aos seus aspectos biológicos em detrimento daqueles psicossociais inerentes ao conteúdo. Destacamos ainda, que os alunos consideraram importante a discussão sobre o tema e demonstraram ter curiosidades sobre ele. De modo geral, esses dados foram fundamentais para a elaboração da SDLI no que ser refere aos conteúdos a serem privilegiados e aos recursos e estratégias didáticas que deveriam ser contemplados para melhor atender às expectativas desses estudantes.