O PROGRAMA BRASIL NA ESCOLA E O ENSINO DE MATEMÁTICA: O VIVENCIAR DE UMA EXPERIÊNCIA POTENCIALMENTE LÚDICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90352 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3955 "inscrito_id" => 16595 "titulo" => "O PROGRAMA BRASIL NA ESCOLA E O ENSINO DE MATEMÁTICA: O VIVENCIAR DE UMA EXPERIÊNCIA POTENCIALMENTE LÚDICA" "resumo" => "O presente trabalho objetiva socializar as contribuições de atividades desenvolvidas no Programa Brasil na Escola, na/para as aprendizagens discentes e formação do futuro professor de Matemática. Tratam-se de intervenções desenvolvidas em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM/CNPq), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O Programa Brasil na Escola tem como objetivo principal incentivar inovações e estratégias, para assim garantir a aprendizagem dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática (BRASIL, 2021). Dessa forma, vivenciamos uma sequência didática na perspectiva de trabalhar uma das quatro operações fundamentais, a Multiplicação. Introduzimos nas turmas do programa, que são de alunos dos diversos anos do ensino fundamental, uma breve revisão da operação explorando os conceitos e suas propriedades, percebendo as aprendizagens e dificuldades em relação à multiplicação. No processo, trabalhamos com os estudantes a Tabuada Pitagórica, para que inicialmente tivessem um contato com as multiplicações da tabuada de 1 à 10 e, na sequência, aplicamos o Jogo do Produto IV. Ao findar, e durante, a experiência podemos contemplar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos a partir dos jogos, dinâmicas e demais atividades lúdicas propostas e a importância deste tipo de experiência para os alunos da educação básica e para nossa formação, enquanto futuros professores de matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16595_TB3955_29112022185541.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PALOMA SABRINA SANTOS DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Paloma Sabrina" "autor_email" => "souzapsas@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90352 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3955 "inscrito_id" => 16595 "titulo" => "O PROGRAMA BRASIL NA ESCOLA E O ENSINO DE MATEMÁTICA: O VIVENCIAR DE UMA EXPERIÊNCIA POTENCIALMENTE LÚDICA" "resumo" => "O presente trabalho objetiva socializar as contribuições de atividades desenvolvidas no Programa Brasil na Escola, na/para as aprendizagens discentes e formação do futuro professor de Matemática. Tratam-se de intervenções desenvolvidas em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM/CNPq), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O Programa Brasil na Escola tem como objetivo principal incentivar inovações e estratégias, para assim garantir a aprendizagem dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática (BRASIL, 2021). Dessa forma, vivenciamos uma sequência didática na perspectiva de trabalhar uma das quatro operações fundamentais, a Multiplicação. Introduzimos nas turmas do programa, que são de alunos dos diversos anos do ensino fundamental, uma breve revisão da operação explorando os conceitos e suas propriedades, percebendo as aprendizagens e dificuldades em relação à multiplicação. No processo, trabalhamos com os estudantes a Tabuada Pitagórica, para que inicialmente tivessem um contato com as multiplicações da tabuada de 1 à 10 e, na sequência, aplicamos o Jogo do Produto IV. Ao findar, e durante, a experiência podemos contemplar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos a partir dos jogos, dinâmicas e demais atividades lúdicas propostas e a importância deste tipo de experiência para os alunos da educação básica e para nossa formação, enquanto futuros professores de matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16595_TB3955_29112022185541.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PALOMA SABRINA SANTOS DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Paloma Sabrina" "autor_email" => "souzapsas@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }