O presente trabalho objetiva socializar as contribuições de atividades desenvolvidas no Programa Brasil na Escola, na/para as aprendizagens discentes e formação do futuro professor de Matemática. Tratam-se de intervenções desenvolvidas em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM/CNPq), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O Programa Brasil na Escola tem como objetivo principal incentivar inovações e estratégias, para assim garantir a aprendizagem dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática (BRASIL, 2021). Dessa forma, vivenciamos uma sequência didática na perspectiva de trabalhar uma das quatro operações fundamentais, a Multiplicação. Introduzimos nas turmas do programa, que são de alunos dos diversos anos do ensino fundamental, uma breve revisão da operação explorando os conceitos e suas propriedades, percebendo as aprendizagens e dificuldades em relação à multiplicação. No processo, trabalhamos com os estudantes a Tabuada Pitagórica, para que inicialmente tivessem um contato com as multiplicações da tabuada de 1 à 10 e, na sequência, aplicamos o Jogo do Produto IV. Ao findar, e durante, a experiência podemos contemplar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos a partir dos jogos, dinâmicas e demais atividades lúdicas propostas e a importância deste tipo de experiência para os alunos da educação básica e para nossa formação, enquanto futuros professores de matemática.