A EDUCAÇÃO DE SURDOS E A NOVA BASE COMUM CURRICULAR: A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS EM QUESTÃO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88672 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1421 "inscrito_id" => 12368 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DE SURDOS E A NOVA BASE COMUM CURRICULAR: A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS EM QUESTÃO" "resumo" => "Esta pesquisa teve como objetivo analisar os impactos da ausência da Libras na área da educação de surdos, especificamente na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Nesse sentindo, propusemos uma reflexão acerca da importância da Libras desde a tenra-infância na área da educação de surdos no Brasil, levando em consideração os estudos sobre aquisição de linguagem e os principais documentos políticos educacionais e linguísticos. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa, exploratória e bibliográfica. A BNCC, documento normativo contemporâneo que orienta a educação básica brasileira, organiza a área de linguagens na seguinte ordem: a) Língua Portuguesa; b) Língua materna para populações indígenas; c) Língua estrangeira moderna; d) Educação física; e) Artes. A ausência da Libras na área de linguagens é o ponto de ignição geral desta pesquisa, por dois motivos: a) a Libras é a língua oficial dos surdos brasileiros e a ausência da difusão e do ensino desta língua gera discussões, análises e reflexões, sob a ótica de inúmeros pesquisadores, em especial os que estão envolvidos com a esfera educacional; b) como visualizar a verdadeira inclusão, a fim de garantir uma educação de qualidade aos alunos surdos brasileiros, uma vez que a BNCC não promove o ensino da Libras como disciplina curricular? Desse modo, esta pesquisa analisou os reflexos e as consequências da ausência deste idioma de modalidade gesto-visual nas escolas brasileiras." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD4_ID12368_TB1421_28062022143338.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO PADILHA" "autor_nome_curto" => "Leonardo Padilh" "autor_email" => "leopadilha13@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88672 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1421 "inscrito_id" => 12368 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DE SURDOS E A NOVA BASE COMUM CURRICULAR: A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS EM QUESTÃO" "resumo" => "Esta pesquisa teve como objetivo analisar os impactos da ausência da Libras na área da educação de surdos, especificamente na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Nesse sentindo, propusemos uma reflexão acerca da importância da Libras desde a tenra-infância na área da educação de surdos no Brasil, levando em consideração os estudos sobre aquisição de linguagem e os principais documentos políticos educacionais e linguísticos. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa, exploratória e bibliográfica. A BNCC, documento normativo contemporâneo que orienta a educação básica brasileira, organiza a área de linguagens na seguinte ordem: a) Língua Portuguesa; b) Língua materna para populações indígenas; c) Língua estrangeira moderna; d) Educação física; e) Artes. A ausência da Libras na área de linguagens é o ponto de ignição geral desta pesquisa, por dois motivos: a) a Libras é a língua oficial dos surdos brasileiros e a ausência da difusão e do ensino desta língua gera discussões, análises e reflexões, sob a ótica de inúmeros pesquisadores, em especial os que estão envolvidos com a esfera educacional; b) como visualizar a verdadeira inclusão, a fim de garantir uma educação de qualidade aos alunos surdos brasileiros, uma vez que a BNCC não promove o ensino da Libras como disciplina curricular? Desse modo, esta pesquisa analisou os reflexos e as consequências da ausência deste idioma de modalidade gesto-visual nas escolas brasileiras." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD4_ID12368_TB1421_28062022143338.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO PADILHA" "autor_nome_curto" => "Leonardo Padilh" "autor_email" => "leopadilha13@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }