Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO DE SURDOS E A NOVA BASE COMUM CURRICULAR: A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS EM QUESTÃO

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar os impactos da ausência da Libras na área da educação de surdos, especificamente na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Nesse sentindo, propusemos uma reflexão acerca da importância da Libras desde a tenra-infância na área da educação de surdos no Brasil, levando em consideração os estudos sobre aquisição de linguagem e os principais documentos políticos educacionais e linguísticos. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa, exploratória e bibliográfica. A BNCC, documento normativo contemporâneo que orienta a educação básica brasileira, organiza a área de linguagens na seguinte ordem: a) Língua Portuguesa; b) Língua materna para populações indígenas; c) Língua estrangeira moderna; d) Educação física; e) Artes. A ausência da Libras na área de linguagens é o ponto de ignição geral desta pesquisa, por dois motivos: a) a Libras é a língua oficial dos surdos brasileiros e a ausência da difusão e do ensino desta língua gera discussões, análises e reflexões, sob a ótica de inúmeros pesquisadores, em especial os que estão envolvidos com a esfera educacional; b) como visualizar a verdadeira inclusão, a fim de garantir uma educação de qualidade aos alunos surdos brasileiros, uma vez que a BNCC não promove o ensino da Libras como disciplina curricular? Desse modo, esta pesquisa analisou os reflexos e as consequências da ausência deste idioma de modalidade gesto-visual nas escolas brasileiras.

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