SILVA, Luciane Santos et al.. Empreendedorismo e formação profissional. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/90163>. Acesso em: 13/11/2024 04:35
O desenvolvimento de um profissional de excelência se dá além do conteúdo técnico visto em sala de aula, atividades que fomentem visão crítica, humanista e criativa são um grande passo dentro de instituições historicamente tecnicistas. O presente artigo traz o estudo de como programas com viés empreendedor podem contribuir na formação profissional de um engenheiro. As grades curriculares de alguns cursos da engenharia apresentam disciplinas de outras áreas do conhecimento, o que auxilia no processo de interdisciplinaridade do estudante. No entanto a participação em projetos como Empresas Juniores, Hotel de Projetos, dentre outros são meios que intensificam essa pluralidade, desse modo fez-se uma pesquisa com alunos que participam ou já participaram de tais projetos. Para que o estudo fosse mais assertivo, fez-se um levantamento do perfil de um empreendedor e de um engenheiro, pode-se afirmar que ambos procuram resolver problemas, trazendo eventualmente soluções inovadoras. O estudante de engenharia recebe uma formação técnica e tecnologia, o empreendedor tecnológico é uma pessoa com pensamento inovador, capaz de criar ou ampliar algum negócio no setor de tecnologia. Assim foi possível visualizar a intercomunicação entre ambos e inferir que incentivos às atividades empreendedoras torna-se ainda mais necessário. Por meio da pesquisa constata-se a relevância de atividades extra curriculares que possibilitam a criação de profissionais capacitados e que progressivamente adquirem uma visão para além do trabalho técnico.