A PREPARAÇÃO REMOTA DE JOVENS E ADULTOS PARA O ENCCEJA: A HUMANIZAÇÃO QUE TRAZ RESULTADOS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89446 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2729 "inscrito_id" => 14952 "titulo" => "A PREPARAÇÃO REMOTA DE JOVENS E ADULTOS PARA O ENCCEJA: A HUMANIZAÇÃO QUE TRAZ RESULTADOS" "resumo" => "O presente artigo objetiva analisar e compreender como o projeto do SESC-RIO intitulado “Aulões ENCCEJA”, no formato de um preparatório oferecido para jovens e adultos que desejam realizar a prova de certificação para alcançar o diploma de ensino fundamental e médio, na modalidade online, torna-se uma ferramenta de crescimento pessoal e profissional para professores e alunos, apesar de um cenário pandêmico de mudança tão radical e tão desafiador no que diz respeito ao ensino-aprendizagem, o projeto alcançou resultados impactantes. Essa reflexão descreve como os professores que ministraram as aulas nesse projeto conseguiram romper o paradigma da dificuldade no que concerne ao ensino online de jovens e adultos, com o perfil de trabalhadores que há muitos anos estão longe da escola, por meio do afeto e humanização na relação docente-discente. Reconhecer as dificuldades rotineiras que esse alunado enfrenta ao ser colocado diante da nova tecnologia, sem considerar o fato de que o professor também teve de enfrentar e aprender rapidamente as ferramentas deste mundo digital, afinal, a sala de aula presencial, naquele contexto, não era uma possibilidade. Nesse viés, os professores entenderam e assumiram o papel não só de docentes, mas de mediador e orientador desses discentes na utilização dessas novas tecnologias. Apresenta, ainda, os procedimentos e estratégias utilizadas para tornar essa nova metodologia online viável para o aprendizado. Também são descritos os resultados obtidos pelos alunos desse projeto que apesar de todas as dificuldades acentuadas pelos impactos da pandemia, alcançaram, em sua grande maioria, a tão desejada certificação, o que evidencia que um ensino com empatia e humanização fomenta o crescimento pessoal e profissional de professores e alunos, além de gerar bons resultados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14952_TB2729_09082022144247.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMY DA COSTA ANTUNES CALVO" "autor_nome_curto" => "THAMY" "autor_email" => "profthamyantunes@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89446 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2729 "inscrito_id" => 14952 "titulo" => "A PREPARAÇÃO REMOTA DE JOVENS E ADULTOS PARA O ENCCEJA: A HUMANIZAÇÃO QUE TRAZ RESULTADOS" "resumo" => "O presente artigo objetiva analisar e compreender como o projeto do SESC-RIO intitulado “Aulões ENCCEJA”, no formato de um preparatório oferecido para jovens e adultos que desejam realizar a prova de certificação para alcançar o diploma de ensino fundamental e médio, na modalidade online, torna-se uma ferramenta de crescimento pessoal e profissional para professores e alunos, apesar de um cenário pandêmico de mudança tão radical e tão desafiador no que diz respeito ao ensino-aprendizagem, o projeto alcançou resultados impactantes. Essa reflexão descreve como os professores que ministraram as aulas nesse projeto conseguiram romper o paradigma da dificuldade no que concerne ao ensino online de jovens e adultos, com o perfil de trabalhadores que há muitos anos estão longe da escola, por meio do afeto e humanização na relação docente-discente. Reconhecer as dificuldades rotineiras que esse alunado enfrenta ao ser colocado diante da nova tecnologia, sem considerar o fato de que o professor também teve de enfrentar e aprender rapidamente as ferramentas deste mundo digital, afinal, a sala de aula presencial, naquele contexto, não era uma possibilidade. Nesse viés, os professores entenderam e assumiram o papel não só de docentes, mas de mediador e orientador desses discentes na utilização dessas novas tecnologias. Apresenta, ainda, os procedimentos e estratégias utilizadas para tornar essa nova metodologia online viável para o aprendizado. Também são descritos os resultados obtidos pelos alunos desse projeto que apesar de todas as dificuldades acentuadas pelos impactos da pandemia, alcançaram, em sua grande maioria, a tão desejada certificação, o que evidencia que um ensino com empatia e humanização fomenta o crescimento pessoal e profissional de professores e alunos, além de gerar bons resultados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14952_TB2729_09082022144247.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMY DA COSTA ANTUNES CALVO" "autor_nome_curto" => "THAMY" "autor_email" => "profthamyantunes@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }