O presente artigo objetiva analisar e compreender como o projeto do SESC-RIO intitulado “Aulões ENCCEJA”, no formato de um preparatório oferecido para jovens e adultos que desejam realizar a prova de certificação para alcançar o diploma de ensino fundamental e médio, na modalidade online, torna-se uma ferramenta de crescimento pessoal e profissional para professores e alunos, apesar de um cenário pandêmico de mudança tão radical e tão desafiador no que diz respeito ao ensino-aprendizagem, o projeto alcançou resultados impactantes. Essa reflexão descreve como os professores que ministraram as aulas nesse projeto conseguiram romper o paradigma da dificuldade no que concerne ao ensino online de jovens e adultos, com o perfil de trabalhadores que há muitos anos estão longe da escola, por meio do afeto e humanização na relação docente-discente. Reconhecer as dificuldades rotineiras que esse alunado enfrenta ao ser colocado diante da nova tecnologia, sem considerar o fato de que o professor também teve de enfrentar e aprender rapidamente as ferramentas deste mundo digital, afinal, a sala de aula presencial, naquele contexto, não era uma possibilidade. Nesse viés, os professores entenderam e assumiram o papel não só de docentes, mas de mediador e orientador desses discentes na utilização dessas novas tecnologias. Apresenta, ainda, os procedimentos e estratégias utilizadas para tornar essa nova metodologia online viável para o aprendizado. Também são descritos os resultados obtidos pelos alunos desse projeto que apesar de todas as dificuldades acentuadas pelos impactos da pandemia, alcançaram, em sua grande maioria, a tão desejada certificação, o que evidencia que um ensino com empatia e humanização fomenta o crescimento pessoal e profissional de professores e alunos, além de gerar bons resultados.