Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 EM UPANEMA/RN

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89127
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2321
    "inscrito_id" => 11422
    "titulo" => "AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 EM UPANEMA/RN"
    "resumo" => "O isolamento social trouxe impactos em grande escala para uma sociedade que não estava preparada para tal contexto. O meio educacional foi um dos mais desafiados. Logo se percebeu que nem as escolas, nem os professores, alunos e famílias estavam preparados para um mundo onde as tecnologias eram essenciais para o processo de ensino-aprendizagem. Partindo desses princípios, foi elaborada a seguinte questão: Como as tecnologias educacionais podem contribuir na formação de professores durante a pandemia do Covid-19? Seguindo esse raciocínio o objetivo desse trabalho é apresentar as potencialidades e desafios da formação de professores durante a pandemia do Covid-19. Essa pesquisa tem abordagem qualitativa com delineamento da pesquisa-ação que é estruturada nos seguintes passos: exploratória, planejamento, ação e avaliação (THIOLLENT, 1997). O lócus da pesquisa é o município de Upanema/RN, onde 82 professores da rede municipal de ensino foram participantes de todo o processo. Para recolha de dados o questionário, dados das ferramentas Kahoot! e Mentimeter, além dos registros escritos durante a experimentação, foram utilizados. Para tabulação e representação gráfica utilizamos as ferramentas disponíveis no software Microsoft Excel 2007. Na etapa de planejamento a Jornada Pedagógica surgiu como possibilidade para desenvolvimento da etapa ação. Após avaliação destacamos o Kahoot!, Mentimeter, Google Drive e Google Meet como ferramentas com grande potencial pedagógico na formação de professores durante a pandemia do Covid-19. Percebemos algumas fragilidades como falta de conhecimentos básicos em relação ao uso de aparatos tecnológicos por parte de alguns professores, além da conectividade que oscilava durante os momentos da ação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11422_TB2321_02122022002546.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS KLISMAN DE CASTRO E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KLISMAN"
    "autor_email" => "matheusklismancs@gmail.co"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89127
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2321
    "inscrito_id" => 11422
    "titulo" => "AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 EM UPANEMA/RN"
    "resumo" => "O isolamento social trouxe impactos em grande escala para uma sociedade que não estava preparada para tal contexto. O meio educacional foi um dos mais desafiados. Logo se percebeu que nem as escolas, nem os professores, alunos e famílias estavam preparados para um mundo onde as tecnologias eram essenciais para o processo de ensino-aprendizagem. Partindo desses princípios, foi elaborada a seguinte questão: Como as tecnologias educacionais podem contribuir na formação de professores durante a pandemia do Covid-19? Seguindo esse raciocínio o objetivo desse trabalho é apresentar as potencialidades e desafios da formação de professores durante a pandemia do Covid-19. Essa pesquisa tem abordagem qualitativa com delineamento da pesquisa-ação que é estruturada nos seguintes passos: exploratória, planejamento, ação e avaliação (THIOLLENT, 1997). O lócus da pesquisa é o município de Upanema/RN, onde 82 professores da rede municipal de ensino foram participantes de todo o processo. Para recolha de dados o questionário, dados das ferramentas Kahoot! e Mentimeter, além dos registros escritos durante a experimentação, foram utilizados. Para tabulação e representação gráfica utilizamos as ferramentas disponíveis no software Microsoft Excel 2007. Na etapa de planejamento a Jornada Pedagógica surgiu como possibilidade para desenvolvimento da etapa ação. Após avaliação destacamos o Kahoot!, Mentimeter, Google Drive e Google Meet como ferramentas com grande potencial pedagógico na formação de professores durante a pandemia do Covid-19. Percebemos algumas fragilidades como falta de conhecimentos básicos em relação ao uso de aparatos tecnológicos por parte de alguns professores, além da conectividade que oscilava durante os momentos da ação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11422_TB2321_02122022002546.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS KLISMAN DE CASTRO E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KLISMAN"
    "autor_email" => "matheusklismancs@gmail.co"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O isolamento social trouxe impactos em grande escala para uma sociedade que não estava preparada para tal contexto. O meio educacional foi um dos mais desafiados. Logo se percebeu que nem as escolas, nem os professores, alunos e famílias estavam preparados para um mundo onde as tecnologias eram essenciais para o processo de ensino-aprendizagem. Partindo desses princípios, foi elaborada a seguinte questão: Como as tecnologias educacionais podem contribuir na formação de professores durante a pandemia do Covid-19? Seguindo esse raciocínio o objetivo desse trabalho é apresentar as potencialidades e desafios da formação de professores durante a pandemia do Covid-19. Essa pesquisa tem abordagem qualitativa com delineamento da pesquisa-ação que é estruturada nos seguintes passos: exploratória, planejamento, ação e avaliação (THIOLLENT, 1997). O lócus da pesquisa é o município de Upanema/RN, onde 82 professores da rede municipal de ensino foram participantes de todo o processo. Para recolha de dados o questionário, dados das ferramentas Kahoot! e Mentimeter, além dos registros escritos durante a experimentação, foram utilizados. Para tabulação e representação gráfica utilizamos as ferramentas disponíveis no software Microsoft Excel 2007. Na etapa de planejamento a Jornada Pedagógica surgiu como possibilidade para desenvolvimento da etapa ação. Após avaliação destacamos o Kahoot!, Mentimeter, Google Drive e Google Meet como ferramentas com grande potencial pedagógico na formação de professores durante a pandemia do Covid-19. Percebemos algumas fragilidades como falta de conhecimentos básicos em relação ao uso de aparatos tecnológicos por parte de alguns professores, além da conectividade que oscilava durante os momentos da ação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.