LIRA, André Augusto Diniz et al.. . Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/88965>. Acesso em: 23/12/2024 09:14
A história de Malala Yousafzai tornou-se conhecida pela defesa do direito à educação das meninas, protagonizado tanto pela autora quanto por seu pai, professor e diretor de uma pequena escola no Paquistão. Sua família sofreu duramente as agruras da perseguição terrorista e seu pai foi muito importante na configuração da personalidade e da resiliência de Malala. Seu livro “Eu Sou Malala”, escrito em co-autoria com Christina Lamb, já foi adaptado ao público infantil e infanto-juvenil, assim como sua história de vida tem sido recontada por outros autores. Este artigo analisa o livro infantil ilustrado “Malala: uma menina muito corajosa'' de Jeanette Winter (2019), importante para a educação emocional. Do ponto de vista teórico, aproximamo-nos de Winnicott (1996) e, do ponto de vista empírico, pautamo-nos nas representações discursivas construídas em torno de Malala, na perspectiva da linguística textual de Adam (2008), considerando o enredo, os personagens e os cenários da narrativa. Malala é retratada como uma heroína, em um enredo que celebra a sua coragem e seu protagonismo político, principalmente no cenário escolar e do mundo público (na rua). O clímax é centrado no atentado e o fechamento da obra focaliza a conferência de Malala para líderes do mundo inteiro. Ao considerar o enredo, destaca-se a coragem, a luta e a resiliência dela por um viés individual, ainda que a causa seja social. Na obra em tela, a família de Malala perde importância naquilo que, para ela, significa em sua trajetória de vida, inclusive na questão da sustentação (holding) e do manejo (handling), em inúmeras situações adversas. Na perspectiva da educação emocional, a representação discursiva de uma heroína sem vínculos é ilusória e prejudicial ao entendimento da realidade da vida concreta, na qual os vínculos familiares são fundantes para a construção da resiliência humana.