Esta pesquisa teve por objetivo identificar, a partir de um estudo de revisão bibliográfica, como se dá o processo de construção e constituição da identidade docente na perspectiva de professores. Partiu-se do pressuposto de que a identidade profissional docente é construída e depende do contexto social e econômico que estamos inseridos. Diante disso, foi realizada uma revisão bibliográfica com buscas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), abrangendo teses e dissertações sobre a temática da identidade docente. Os descritores para a busca foram: identidade docente, identidade docente AND percepção docente, construção da identidade docente e constituição da identidade docente. O recorte temporal escolhido para tratar o tema foram os anos de 2015 a 2022 e, como critério de inclusão buscou-se trabalhos que, além da temática em questão, tivessem sido realizados com professores da Educação Básica de escolas públicas brasileiras. Assim, considerou-se para a seleção dos trabalhos, os objetivos, o contexto da pesquisa, a metodologia e resultados. Foram encontradas 27 pesquisas, sendo 23 dissertações e 4 teses. Nesses trabalhos, foi possível constatar a partir da percepção dos professores participantes das pesquisas, que a construção da identidade profissional docente é repleta de desafios e marcada por angústias. Ainda, essa construção, sofre influências de outros docentes; percebem que, além de professores, carregam outras funções; destacam a desvalorização da carreira, a qual os levam a frustações e adoecimento. Por outro lado, entendem que a identidade docente é multicultural e inacabada, e que vivenciar a carreira docente é estar diante de infinitas possibilidades, que perpassam a ressignificação e resiliência na profissão, possibilitando ao professor estar em metamorfose. A partir desses resultados reflete-se sobre a tomada de consciência de professores acerca de sua identidade profissional.