IDENTIDADE DOCENTE EM PESQUISAS ( 2015 - 2022) : O QUE PENSAM OS PROFESSORES?
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89252 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2489 "inscrito_id" => 14277 "titulo" => "IDENTIDADE DOCENTE EM PESQUISAS ( 2015 - 2022) : O QUE PENSAM OS PROFESSORES?" "resumo" => "Esta pesquisa teve por objetivo identificar, a partir de um estudo de revisão bibliográfica, como se dá o processo de construção e constituição da identidade docente na perspectiva de professores. Partiu-se do pressuposto de que a identidade profissional docente é construída e depende do contexto social e econômico que estamos inseridos. Diante disso, foi realizada uma revisão bibliográfica com buscas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), abrangendo teses e dissertações sobre a temática da identidade docente. Os descritores para a busca foram: identidade docente, identidade docente AND percepção docente, construção da identidade docente e constituição da identidade docente. O recorte temporal escolhido para tratar o tema foram os anos de 2015 a 2022 e, como critério de inclusão buscou-se trabalhos que, além da temática em questão, tivessem sido realizados com professores da Educação Básica de escolas públicas brasileiras. Assim, considerou-se para a seleção dos trabalhos, os objetivos, o contexto da pesquisa, a metodologia e resultados. Foram encontradas 27 pesquisas, sendo 23 dissertações e 4 teses. Nesses trabalhos, foi possível constatar a partir da percepção dos professores participantes das pesquisas, que a construção da identidade profissional docente é repleta de desafios e marcada por angústias. Ainda, essa construção, sofre influências de outros docentes; percebem que, além de professores, carregam outras funções; destacam a desvalorização da carreira, a qual os levam a frustações e adoecimento. Por outro lado, entendem que a identidade docente é multicultural e inacabada, e que vivenciar a carreira docente é estar diante de infinitas possibilidades, que perpassam a ressignificação e resiliência na profissão, possibilitando ao professor estar em metamorfose. A partir desses resultados reflete-se sobre a tomada de consciência de professores acerca de sua identidade profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14277_TB2489_09112022185708.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE CRISTINA RIBEIRO FARDIM" "autor_nome_curto" => "Viviane Fardim" "autor_email" => "vivifardim23@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89252 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2489 "inscrito_id" => 14277 "titulo" => "IDENTIDADE DOCENTE EM PESQUISAS ( 2015 - 2022) : O QUE PENSAM OS PROFESSORES?" "resumo" => "Esta pesquisa teve por objetivo identificar, a partir de um estudo de revisão bibliográfica, como se dá o processo de construção e constituição da identidade docente na perspectiva de professores. Partiu-se do pressuposto de que a identidade profissional docente é construída e depende do contexto social e econômico que estamos inseridos. Diante disso, foi realizada uma revisão bibliográfica com buscas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), abrangendo teses e dissertações sobre a temática da identidade docente. Os descritores para a busca foram: identidade docente, identidade docente AND percepção docente, construção da identidade docente e constituição da identidade docente. O recorte temporal escolhido para tratar o tema foram os anos de 2015 a 2022 e, como critério de inclusão buscou-se trabalhos que, além da temática em questão, tivessem sido realizados com professores da Educação Básica de escolas públicas brasileiras. Assim, considerou-se para a seleção dos trabalhos, os objetivos, o contexto da pesquisa, a metodologia e resultados. Foram encontradas 27 pesquisas, sendo 23 dissertações e 4 teses. Nesses trabalhos, foi possível constatar a partir da percepção dos professores participantes das pesquisas, que a construção da identidade profissional docente é repleta de desafios e marcada por angústias. Ainda, essa construção, sofre influências de outros docentes; percebem que, além de professores, carregam outras funções; destacam a desvalorização da carreira, a qual os levam a frustações e adoecimento. Por outro lado, entendem que a identidade docente é multicultural e inacabada, e que vivenciar a carreira docente é estar diante de infinitas possibilidades, que perpassam a ressignificação e resiliência na profissão, possibilitando ao professor estar em metamorfose. A partir desses resultados reflete-se sobre a tomada de consciência de professores acerca de sua identidade profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14277_TB2489_09112022185708.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE CRISTINA RIBEIRO FARDIM" "autor_nome_curto" => "Viviane Fardim" "autor_email" => "vivifardim23@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }