A IMPORTÂNCIA DA PERSPECTIVA DE(S)COLONIAL DE ENSINO NA GEOGRAFIA: SUPERANDO A VISÃO EUROCÊNTRICA DA CIÊNCIA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89361 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2629 "inscrito_id" => 13991 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PERSPECTIVA DE(S)COLONIAL DE ENSINO NA GEOGRAFIA: SUPERANDO A VISÃO EUROCÊNTRICA DA CIÊNCIA" "resumo" => "A colonização deixou marcas na cultura latino-americana, sobretudo, na forma como o conhecimento é produzido, incluindo-se a Geografia Escolar. Já a educação pode ser uma maneira de superação da visão eurocêntrica da ciência, a partir da perspectiva decolonial. Para isso é necessário analisar o conhecimento e (re)produzi-lo a partir de uma visão não submissa ao pensamento colonial. Portanto, baseando-se nesta visão da educação como processo de libertação, este trabalho foi desenvolvido a partir da busca bibliográfica por produções já realizadas na perspectiva decolonial do ensino de Geografia, a fim de refletir possíveis maneiras da adoção do pensamento decolonial na referida disciplina, permitindo uma formação crítica e o fortalecimento do papel da Geografia como ciência capaz de analisar o espaço geográfico e criticá-lo a partir de como se dão as suas relações. É possível trabalhar a Geografia adotando uma nova concepção do mundo que supere os preconceitos impostos na história que conhecemos, que (re)conte a história a partir do lado oprimido, (re)construindo um saber que nasceu com nossos ancestrais e foi esquecido pela colonização e pela colonialidade. Ademais, identificou-se que a Geografia pode assumir o papel de instrumento no processo de de(s)colonização do saber, uma vez que a mesma possibilita ver o mundo a partir de seus saberes, e pode permitir a construção de um novo saber que considere as diferentes raças, culturas, vozes, identidades, reconhecendo a pluralidade do mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13991_TB2629_21112022175328.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATHE ELLEN SOUSA COSTA" "autor_nome_curto" => "KATHE" "autor_email" => "kathesousa.costa@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89361 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2629 "inscrito_id" => 13991 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PERSPECTIVA DE(S)COLONIAL DE ENSINO NA GEOGRAFIA: SUPERANDO A VISÃO EUROCÊNTRICA DA CIÊNCIA" "resumo" => "A colonização deixou marcas na cultura latino-americana, sobretudo, na forma como o conhecimento é produzido, incluindo-se a Geografia Escolar. Já a educação pode ser uma maneira de superação da visão eurocêntrica da ciência, a partir da perspectiva decolonial. Para isso é necessário analisar o conhecimento e (re)produzi-lo a partir de uma visão não submissa ao pensamento colonial. Portanto, baseando-se nesta visão da educação como processo de libertação, este trabalho foi desenvolvido a partir da busca bibliográfica por produções já realizadas na perspectiva decolonial do ensino de Geografia, a fim de refletir possíveis maneiras da adoção do pensamento decolonial na referida disciplina, permitindo uma formação crítica e o fortalecimento do papel da Geografia como ciência capaz de analisar o espaço geográfico e criticá-lo a partir de como se dão as suas relações. É possível trabalhar a Geografia adotando uma nova concepção do mundo que supere os preconceitos impostos na história que conhecemos, que (re)conte a história a partir do lado oprimido, (re)construindo um saber que nasceu com nossos ancestrais e foi esquecido pela colonização e pela colonialidade. Ademais, identificou-se que a Geografia pode assumir o papel de instrumento no processo de de(s)colonização do saber, uma vez que a mesma possibilita ver o mundo a partir de seus saberes, e pode permitir a construção de um novo saber que considere as diferentes raças, culturas, vozes, identidades, reconhecendo a pluralidade do mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13991_TB2629_21112022175328.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATHE ELLEN SOUSA COSTA" "autor_nome_curto" => "KATHE" "autor_email" => "kathesousa.costa@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }