Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METACOGNIÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE ESTRATÉGIAS NA BUSCA PELA AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88080
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 160
    "inscrito_id" => 11219
    "titulo" => "METACOGNIÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE ESTRATÉGIAS NA BUSCA PELA AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O objetivo desse trabalho intitulado Metacognição: Uma reflexão sobre estratégias na busca pela autonomia de aprendizagem na formação docente, é investigar as estratégias metacognitivas no processo de aprendizagem autônoma durante a formação docente, para melhor aquisição do conhecimento; através de questionário virtual. Tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas. O problema envolve o questionamento: por que os docentes não conseguem desenvolver uma aprendizagem autônoma no processo de formação dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia em uma instituição pública? Tem como público alvo docentes do curso de Licenciatura em Pedagogia de uma Instituição Pública, no município de Campos dos Goytacazes/RJ/Brasil. Segundo Ferraz (2021) é necessário buscar a autonomia, como um processo de desenvolvimento, para que seja possível mudar os rumos que a humanidade vem seguindo, pois enquanto não mudarmos nada, estaremos seguindo sempre para o mesmo resultado, portanto, faz-se necessário o estudo do mesmo. Portanto, a pesquisa dessa temática é de grande importância para a sociedade. A metodologia está caracterizada como bibliográfica, por utilizar fontes teóricas; qualitativa por se apropriar da subjetividade dos autores utilizados; quantitativa, por gerar dados numéricos após a aplicação e análise de questionário destinado ao corpo docente de uma instituição educacional da rede pública do Curso de Pedagogia. Também caracteriza-se como exploratória, por investigar o fenômeno “Metacognição”. Os autores utilizados foram: Ribeiro (2003), Gomes (2004), Portilho (2006), Locatelli (2014), dentre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID11219_TB160_12062022130114.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE APARECIDA BARRA MAGALHÃES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE LIMA"
    "autor_email" => "simonexp@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88080
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 160
    "inscrito_id" => 11219
    "titulo" => "METACOGNIÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE ESTRATÉGIAS NA BUSCA PELA AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O objetivo desse trabalho intitulado Metacognição: Uma reflexão sobre estratégias na busca pela autonomia de aprendizagem na formação docente, é investigar as estratégias metacognitivas no processo de aprendizagem autônoma durante a formação docente, para melhor aquisição do conhecimento; através de questionário virtual. Tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas. O problema envolve o questionamento: por que os docentes não conseguem desenvolver uma aprendizagem autônoma no processo de formação dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia em uma instituição pública? Tem como público alvo docentes do curso de Licenciatura em Pedagogia de uma Instituição Pública, no município de Campos dos Goytacazes/RJ/Brasil. Segundo Ferraz (2021) é necessário buscar a autonomia, como um processo de desenvolvimento, para que seja possível mudar os rumos que a humanidade vem seguindo, pois enquanto não mudarmos nada, estaremos seguindo sempre para o mesmo resultado, portanto, faz-se necessário o estudo do mesmo. Portanto, a pesquisa dessa temática é de grande importância para a sociedade. A metodologia está caracterizada como bibliográfica, por utilizar fontes teóricas; qualitativa por se apropriar da subjetividade dos autores utilizados; quantitativa, por gerar dados numéricos após a aplicação e análise de questionário destinado ao corpo docente de uma instituição educacional da rede pública do Curso de Pedagogia. Também caracteriza-se como exploratória, por investigar o fenômeno “Metacognição”. Os autores utilizados foram: Ribeiro (2003), Gomes (2004), Portilho (2006), Locatelli (2014), dentre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID11219_TB160_12062022130114.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE APARECIDA BARRA MAGALHÃES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE LIMA"
    "autor_email" => "simonexp@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O objetivo desse trabalho intitulado Metacognição: Uma reflexão sobre estratégias na busca pela autonomia de aprendizagem na formação docente, é investigar as estratégias metacognitivas no processo de aprendizagem autônoma durante a formação docente, para melhor aquisição do conhecimento; através de questionário virtual. Tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas. O problema envolve o questionamento: por que os docentes não conseguem desenvolver uma aprendizagem autônoma no processo de formação dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia em uma instituição pública? Tem como público alvo docentes do curso de Licenciatura em Pedagogia de uma Instituição Pública, no município de Campos dos Goytacazes/RJ/Brasil. Segundo Ferraz (2021) é necessário buscar a autonomia, como um processo de desenvolvimento, para que seja possível mudar os rumos que a humanidade vem seguindo, pois enquanto não mudarmos nada, estaremos seguindo sempre para o mesmo resultado, portanto, faz-se necessário o estudo do mesmo. Portanto, a pesquisa dessa temática é de grande importância para a sociedade. A metodologia está caracterizada como bibliográfica, por utilizar fontes teóricas; qualitativa por se apropriar da subjetividade dos autores utilizados; quantitativa, por gerar dados numéricos após a aplicação e análise de questionário destinado ao corpo docente de uma instituição educacional da rede pública do Curso de Pedagogia. Também caracteriza-se como exploratória, por investigar o fenômeno “Metacognição”. Os autores utilizados foram: Ribeiro (2003), Gomes (2004), Portilho (2006), Locatelli (2014), dentre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.