PET NAS ESCOLAS: A EXPERIÊNCIA DO PET GEOGRAFIA - UFC NO DIÁLOGO COM O ENSINO BÁSICO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90944 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4790 "inscrito_id" => 17369 "titulo" => "PET NAS ESCOLAS: A EXPERIÊNCIA DO PET GEOGRAFIA - UFC NO DIÁLOGO COM O ENSINO BÁSICO" "resumo" => "Este trabalho objetiva apresentar a atividade desenvolvida pelo PET Geografia UFC, “PET nas escolas”, com a atuação dos bolsistas do programa em conjunto com professores da educação básica. A Escola Marieta Guedes Martins, localizada no município de Fortaleza - CE, foi onde se desenvolveu a atividade. Inicialmente, foi considerada a realidade na qual os estudantes estão inseridos, para assim ser realizada uma intervenção participativa, com o intuito de fazerem com que eles reflitam sobre o espaço ao seu redor. A metodologia utilizada para esta atividade foi, primeiramente, a elaboração de roteiros para a intervenção, com a utilização de recursos audiovisuais. Os assuntos abordados em sala de aula foram o do Ciclo da Água, realizando uma aproximação entre a realidade vivida pelos discentes e o referido conteúdo, com a menção do Rio Maranguapinho, o qual envolve a escola e está diretamente ligado aos estudantes, ocorrendo, assim, no meio da intervenção, a participação ativa por meio de perguntas e considerações acerca de problemáticas que envolvem este rio. Posteriormente, foi elaborado um vídeo pelos bolsistas do PET para introduzir os estudantes ao que ia ser apresentado e por fim falas expositivas e interativas sobre o tema junto com os estudantes. Os estudantes puderam analisar como cada fase do ciclo da água se desenvolve e como estão interligadas, além de como o impacto humano pode interferir em cada fase desenvolvida, modificando os recursos hídricos e provocando problemas climáticos. Dessa maneira, o PET visa trazer e desenvolver a criticidade dos participantes desta atividade, por meio de um olhar crítico da relação sobre sociedade e natureza, além da preservação de recursos hídricos para a manutenção da vida, gerando uma conversa entre os bolsistas e os alunos, com a notória importância das vivências para a sala de aula, não desvinculando o cotidiano do espaço escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17369_TB4790_27112022110403.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOUGLAS RIBEIRO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "DOUGLAS" "autor_email" => "douglasribeiro432@gmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90944 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4790 "inscrito_id" => 17369 "titulo" => "PET NAS ESCOLAS: A EXPERIÊNCIA DO PET GEOGRAFIA - UFC NO DIÁLOGO COM O ENSINO BÁSICO" "resumo" => "Este trabalho objetiva apresentar a atividade desenvolvida pelo PET Geografia UFC, “PET nas escolas”, com a atuação dos bolsistas do programa em conjunto com professores da educação básica. A Escola Marieta Guedes Martins, localizada no município de Fortaleza - CE, foi onde se desenvolveu a atividade. Inicialmente, foi considerada a realidade na qual os estudantes estão inseridos, para assim ser realizada uma intervenção participativa, com o intuito de fazerem com que eles reflitam sobre o espaço ao seu redor. A metodologia utilizada para esta atividade foi, primeiramente, a elaboração de roteiros para a intervenção, com a utilização de recursos audiovisuais. Os assuntos abordados em sala de aula foram o do Ciclo da Água, realizando uma aproximação entre a realidade vivida pelos discentes e o referido conteúdo, com a menção do Rio Maranguapinho, o qual envolve a escola e está diretamente ligado aos estudantes, ocorrendo, assim, no meio da intervenção, a participação ativa por meio de perguntas e considerações acerca de problemáticas que envolvem este rio. Posteriormente, foi elaborado um vídeo pelos bolsistas do PET para introduzir os estudantes ao que ia ser apresentado e por fim falas expositivas e interativas sobre o tema junto com os estudantes. Os estudantes puderam analisar como cada fase do ciclo da água se desenvolve e como estão interligadas, além de como o impacto humano pode interferir em cada fase desenvolvida, modificando os recursos hídricos e provocando problemas climáticos. Dessa maneira, o PET visa trazer e desenvolver a criticidade dos participantes desta atividade, por meio de um olhar crítico da relação sobre sociedade e natureza, além da preservação de recursos hídricos para a manutenção da vida, gerando uma conversa entre os bolsistas e os alunos, com a notória importância das vivências para a sala de aula, não desvinculando o cotidiano do espaço escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17369_TB4790_27112022110403.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOUGLAS RIBEIRO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "DOUGLAS" "autor_email" => "douglasribeiro432@gmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }