A PROFISSIONALIZAÇÃO E PROFISSIONALIDADE NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89405 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2682 "inscrito_id" => 14721 "titulo" => "A PROFISSIONALIZAÇÃO E PROFISSIONALIDADE NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA" "resumo" => "A presente escrita inscreve-se no contexto da profissionalização e da profissionalidade docente com recorte para a coordenação pedagógica no Brasil, estabelecido com o objetivo de compreender ambos os processos na atuação profissional da coordenação pedagógica. Logo, problematiza como a profissionalização e profissionalidade docente circundam a atuação profissional da coordenação pedagógica. Para tanto, apresenta na sua estrutura três momentos: conceituar profissionalização e profissionalismo; interrelacionar profissionalização e profissionalidade na carreira do profissional da coordenação pedagógica; e debater acerca das influências macro e micropolíticas na acepção da profissionalização e da profissionalidade na função da coordenação pedagógica. Consideramos imperioso entender o desenvolvimento desses movimentos docentes que perpassam a formação educacional inicial e continuada e a atuação profissional da coordenação pedagógica, vez que, tanto a profissionalização quanto a profissionalidade são afetadas pelas forças macro e micropolítica. Por conseguinte, o fazer micropolítico na atuação profissional da coordenação pedagógica pode sugestionar condição laboral propícia a mitigar a desvalorização difundida nessa classe. Este estudo, de caráter bibliográfico e de natureza qualitativa, consubstancia-se, dentre outros autores em Nóvoa (1991, 2017), a fim de relacionar conhecimentos sobre a profissionalidade e profissionalização docente da coordenação; Guattari;Rolnik (1986) para discutir as forças macro e micropolítica que influenciam na profissionalização e profissionalidade docente da coordenação pedagógica; e Zordan (2007) para especificidade de atuação profissional da coordenação pedagógica, além de tomar como experiência profissional duas coordenadoras pedagógicas, autoras desta escrita. As conclusões deste estudo apontam que a profissionalização e profissionalidade docente circundam a atuação profissional da coordenação pedagógica como um paradoxo entre a formação educacional inicial e continuada e a valorização profissional, de modo que a profissionalização é implicada nas legislações e condições laborais acerca do status, ou seja, da posição de carreira dessa coordenação, que por sua vez, implica o desenvolvimento da sua profissionalidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14721_TB2682_22092022162359.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA DOS SANTOS COSTA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Patricia dos Sa" "autor_email" => "pattideoliveira@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89405 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2682 "inscrito_id" => 14721 "titulo" => "A PROFISSIONALIZAÇÃO E PROFISSIONALIDADE NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA" "resumo" => "A presente escrita inscreve-se no contexto da profissionalização e da profissionalidade docente com recorte para a coordenação pedagógica no Brasil, estabelecido com o objetivo de compreender ambos os processos na atuação profissional da coordenação pedagógica. Logo, problematiza como a profissionalização e profissionalidade docente circundam a atuação profissional da coordenação pedagógica. Para tanto, apresenta na sua estrutura três momentos: conceituar profissionalização e profissionalismo; interrelacionar profissionalização e profissionalidade na carreira do profissional da coordenação pedagógica; e debater acerca das influências macro e micropolíticas na acepção da profissionalização e da profissionalidade na função da coordenação pedagógica. Consideramos imperioso entender o desenvolvimento desses movimentos docentes que perpassam a formação educacional inicial e continuada e a atuação profissional da coordenação pedagógica, vez que, tanto a profissionalização quanto a profissionalidade são afetadas pelas forças macro e micropolítica. Por conseguinte, o fazer micropolítico na atuação profissional da coordenação pedagógica pode sugestionar condição laboral propícia a mitigar a desvalorização difundida nessa classe. Este estudo, de caráter bibliográfico e de natureza qualitativa, consubstancia-se, dentre outros autores em Nóvoa (1991, 2017), a fim de relacionar conhecimentos sobre a profissionalidade e profissionalização docente da coordenação; Guattari;Rolnik (1986) para discutir as forças macro e micropolítica que influenciam na profissionalização e profissionalidade docente da coordenação pedagógica; e Zordan (2007) para especificidade de atuação profissional da coordenação pedagógica, além de tomar como experiência profissional duas coordenadoras pedagógicas, autoras desta escrita. As conclusões deste estudo apontam que a profissionalização e profissionalidade docente circundam a atuação profissional da coordenação pedagógica como um paradoxo entre a formação educacional inicial e continuada e a valorização profissional, de modo que a profissionalização é implicada nas legislações e condições laborais acerca do status, ou seja, da posição de carreira dessa coordenação, que por sua vez, implica o desenvolvimento da sua profissionalidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14721_TB2682_22092022162359.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA DOS SANTOS COSTA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Patricia dos Sa" "autor_email" => "pattideoliveira@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }