Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EJAI

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88320
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 511
    "inscrito_id" => 8075
    "titulo" => "INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EJAI"
    "resumo" => "A Educação de jovens, adultos e idosos (EJAI) é uma modalidade de ensino que tem por objetivo desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade para as pessoas sem idade escolar e sem oportunidade. Quanto a iniciação à docência é uma etapa de grande importância, sendo ela indispensável no que diz respeito ao processo constante de aprender a ser professor. As temáticas são relevantes para o campo educacional, o que justifica o desenvolvimento de estudos como este. O presente artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre a iniciação a docência na EJAI. A metodologia foi pautada na abordagem qualitativa com uma aproximação com a perspectiva da pesquisa narrativa (auto) biográfica, pois concebe um relato de experiência da inciacão a docência vivida pelo autor na EJAI na Escola Municipal Vitor Costa no povoado Vargem Grande na cidade de Magalhães de Almeida - MA. Apresenta um referencial teórico com concepções de formação inical, iniciação a docência, bem como aspectos importantes sobre a EJAI. Nos resultados e discussões apresenta o relato do autor sobre a sua iniciação a docência na EJAI seguido das suas compreenções e sentidos acerca da experiência vivida nesta modalidade de ensino. Conclue que à docência na EJAI faz com que os professores, sobretudo, os iniciantes sintam a necessidade de sempre melhorar buscando o aperfeiçoamento e aprimoramento para uma formação continuada de qualidade, uma vez que somente com uma boa qualificação será possível contribuir com a formação daqueles que não tiveram acesso ou foram excluídos da escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID8075_TB511_26072022112125.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMUEL SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "SAMUEL"
    "autor_email" => "sousasamuel6863@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88320
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 511
    "inscrito_id" => 8075
    "titulo" => "INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EJAI"
    "resumo" => "A Educação de jovens, adultos e idosos (EJAI) é uma modalidade de ensino que tem por objetivo desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade para as pessoas sem idade escolar e sem oportunidade. Quanto a iniciação à docência é uma etapa de grande importância, sendo ela indispensável no que diz respeito ao processo constante de aprender a ser professor. As temáticas são relevantes para o campo educacional, o que justifica o desenvolvimento de estudos como este. O presente artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre a iniciação a docência na EJAI. A metodologia foi pautada na abordagem qualitativa com uma aproximação com a perspectiva da pesquisa narrativa (auto) biográfica, pois concebe um relato de experiência da inciacão a docência vivida pelo autor na EJAI na Escola Municipal Vitor Costa no povoado Vargem Grande na cidade de Magalhães de Almeida - MA. Apresenta um referencial teórico com concepções de formação inical, iniciação a docência, bem como aspectos importantes sobre a EJAI. Nos resultados e discussões apresenta o relato do autor sobre a sua iniciação a docência na EJAI seguido das suas compreenções e sentidos acerca da experiência vivida nesta modalidade de ensino. Conclue que à docência na EJAI faz com que os professores, sobretudo, os iniciantes sintam a necessidade de sempre melhorar buscando o aperfeiçoamento e aprimoramento para uma formação continuada de qualidade, uma vez que somente com uma boa qualificação será possível contribuir com a formação daqueles que não tiveram acesso ou foram excluídos da escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID8075_TB511_26072022112125.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMUEL SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "SAMUEL"
    "autor_email" => "sousasamuel6863@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A Educação de jovens, adultos e idosos (EJAI) é uma modalidade de ensino que tem por objetivo desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade para as pessoas sem idade escolar e sem oportunidade. Quanto a iniciação à docência é uma etapa de grande importância, sendo ela indispensável no que diz respeito ao processo constante de aprender a ser professor. As temáticas são relevantes para o campo educacional, o que justifica o desenvolvimento de estudos como este. O presente artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre a iniciação a docência na EJAI. A metodologia foi pautada na abordagem qualitativa com uma aproximação com a perspectiva da pesquisa narrativa (auto) biográfica, pois concebe um relato de experiência da inciacão a docência vivida pelo autor na EJAI na Escola Municipal Vitor Costa no povoado Vargem Grande na cidade de Magalhães de Almeida - MA. Apresenta um referencial teórico com concepções de formação inical, iniciação a docência, bem como aspectos importantes sobre a EJAI. Nos resultados e discussões apresenta o relato do autor sobre a sua iniciação a docência na EJAI seguido das suas compreenções e sentidos acerca da experiência vivida nesta modalidade de ensino. Conclue que à docência na EJAI faz com que os professores, sobretudo, os iniciantes sintam a necessidade de sempre melhorar buscando o aperfeiçoamento e aprimoramento para uma formação continuada de qualidade, uma vez que somente com uma boa qualificação será possível contribuir com a formação daqueles que não tiveram acesso ou foram excluídos da escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.