Esta pesquisa se propôs a investigar os saberes teóricos e as dificuldades de aprendizagens que estão presentes nos debates acadêmicos, vivências escolares e percepções sociais, considerando o contexto de estudantes dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental I, Como metodologia, foi utilizada pesquisa com abordagem qualitativa, em que as informações serão analisadas pelo método Análise de Conteúdo (Bardim, 2021), pesquisa de campo, com dados públicos sobre a quantidade de estudantes de duas turmas do 3º ano Fundamental, em 2020, e duas turmas de 4º ano, em 2022 do Ensino Fundamental, que não se encontravam no nível alfabético da escrita, nem possuíam leitura autônoma e fluente. O estudo teórico discorreu através de estudo das Referências Curriculares para Rede Municipal de Educação de Cuiabá (2020) e pesquisa bibliografia envolvendo Ferreiro e Teberosky (1999), Capovilla (2011), Soares (2020) e Novoa (2009 e 2011). Os resultados da investigação dos dados demonstraram que, ainda que tenha ocorrido a variável pandemia, entre ambos espaços temporais, o número de estudantes não alfabetizados e letrados do terceiro ano, em 2020, foram expressivos e preocupantes, assim como entre os estudantes no 4º ano em 2022. Sendo assim, é preciso um planejamento real, com metas claras específicas a turma e estratégias coletivas, com avaliação continuada e diagnóstica para verificação e replanejamento. Muito avante de adaptações que flexibilizam as habilidades prevista no currículo, é necessário pensar em ações práticas para que a aprendizagem ocorra de fato, através da diversificação do ensino.