Este trabalho trata da importância da leitura e seu impacto na formação do leitor literário, aspecto que é caracterizado inclusive pelo processo de identificação do leitor para com a obra. Nesse contexto, o objetivo geral é apresentar experiências de leitura de textos literários realizadas com as disciplinas eletivas, ofertadas no Catálogo de Componentes Eletivos, apresentado nas Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI), do Estado do Ceará. Especificamente, almejamos por em relevo os benefícios da prática da leitura e as implicações deste hábito no que tange ao leitor; questionar, de modo sucinto, a reflexão sobre a importância do ato de ler, na prática interpretativa dos textos literários; destacar a importância da leitura para o indivíduo no processo de crescimento intelectual, ajudando-o no processo de comunicação, e na promoção do letramento literário.O trabalho com a eletiva Tertúlias Literárias teve como propósito a formação de leitores, com base na leitura de clássicos da literatura, considerando, para isso, a ideia de Círculo Cultural, teorizada por Paulo Freire (2003), além de referências com o Projeto Círculo de Leitura, do Instituto Braudel. Destacam-se, também, opiniões de alguns autores sobre o tema, ensejado pela leitura, por meio do formato de leitura compartilhada. A metodologia utilizada constituiu-se de encontros semanais com os alunos e, por conseguinte, percebeu-se uma elevação no interesse por livros e no número de empréstimos na biblioteca da EEMTI Edson Luiz Cavalcante de Gouvêa, na cidade de Iguatu/Ceará. Para fundamentar nossa pesquisa, utilizamos os pressupostos teóricos de Rangel & Rojo (2010), Espinoza (2007), Silva (2005), Cosson (2013) e Freire (2003), dentre outros. Este trabalho resultou em um desenvolvimento na capacidade de leitura crítica dos alunos, uma vez que discutimos obras de contextos históricos diferentes, que ampliaram o horizonte de expectativa deles, contribuindo para sua formação humana.