O ESTUDANTE PESQUISADOR NO ENSINO MÉDIO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89716 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3044 "inscrito_id" => 14223 "titulo" => "O ESTUDANTE PESQUISADOR NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Com o objetivo de mostrar os diferentes aspectos pelos quais a pesquisa científica favorece o desenvolvimento educacional dos estudantes, o presente artigo traz importantes reflexões sobre a importância de fazê-la presente em âmbito escolar. A aprendizagem por meio da pesquisa leva o aluno ao papel de investigador e protagonista de seus próprios conhecimentos, dando significado às suas indagações e curiosidades. Neste propósito, a Escola Estadual Professor Benedito Moraes, através do Componente Curricular Biologia vem desenvolvendo desde 2014, iniciativas de incentivo à Pesquisa Científica no Ensino Médio. A adesão dos estudantes a proposta superou as expectativas com 33 projetos inscritos dos quais 25 concluídos e apresentados na primeira edição da EXPOBIO. Dentre esses trabalhos, dois destacaram-se e foram indicados para participar da Feira de Ciências de Alagoas (FECEAL). Os projetos desenvolvidos atenderam a 152 estudantes matriculados nas seis turmas do Ensino Médio do turno matutino. O trabalho foi dividido em sete momentos: sensibilização dos estudantes, elaboração de modelo de projeto, oficinas para elaboração dos projetos, análise e correção das propostas, pesquisa e desenvolvimento das atividades previstas, organização e apresentação dos resultados na EXPOBIO. A partir da análise dos projetos, observou-se algumas dificuldades, como por exemplo, a compreensão do que é uma pesquisa científica, o que é compreensível pela falta de familiaridade com o tema. Ainda assim, apesar das limitações e dificuldades, a iniciativa de trabalhar a iniciação científica é extremamente válida visto que os alunos envolvem-se com o projeto, o que lhes confere autonomia e pertencimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14223_TB3044_05122022143105.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIANNE SÂMYA LINS RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "CHRISTIANNE" "autor_email" => "christianne.rodrigues@pro" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89716 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3044 "inscrito_id" => 14223 "titulo" => "O ESTUDANTE PESQUISADOR NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Com o objetivo de mostrar os diferentes aspectos pelos quais a pesquisa científica favorece o desenvolvimento educacional dos estudantes, o presente artigo traz importantes reflexões sobre a importância de fazê-la presente em âmbito escolar. A aprendizagem por meio da pesquisa leva o aluno ao papel de investigador e protagonista de seus próprios conhecimentos, dando significado às suas indagações e curiosidades. Neste propósito, a Escola Estadual Professor Benedito Moraes, através do Componente Curricular Biologia vem desenvolvendo desde 2014, iniciativas de incentivo à Pesquisa Científica no Ensino Médio. A adesão dos estudantes a proposta superou as expectativas com 33 projetos inscritos dos quais 25 concluídos e apresentados na primeira edição da EXPOBIO. Dentre esses trabalhos, dois destacaram-se e foram indicados para participar da Feira de Ciências de Alagoas (FECEAL). Os projetos desenvolvidos atenderam a 152 estudantes matriculados nas seis turmas do Ensino Médio do turno matutino. O trabalho foi dividido em sete momentos: sensibilização dos estudantes, elaboração de modelo de projeto, oficinas para elaboração dos projetos, análise e correção das propostas, pesquisa e desenvolvimento das atividades previstas, organização e apresentação dos resultados na EXPOBIO. A partir da análise dos projetos, observou-se algumas dificuldades, como por exemplo, a compreensão do que é uma pesquisa científica, o que é compreensível pela falta de familiaridade com o tema. Ainda assim, apesar das limitações e dificuldades, a iniciativa de trabalhar a iniciação científica é extremamente válida visto que os alunos envolvem-se com o projeto, o que lhes confere autonomia e pertencimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14223_TB3044_05122022143105.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIANNE SÂMYA LINS RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "CHRISTIANNE" "autor_email" => "christianne.rodrigues@pro" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }