O presente estudo aponta importantes formas e estratégias lúdicas como ferramenta para ensinar a criança, sendo por meio delas, a criança aprende. O professor pode utilizar diversas ferramentas didáticas que podem fazer com que a aula algo prazeroso e divertida para os alunos, tornando dessa forma a aprendizagem mais significativa. O objetivo geral da pesquisa é analisar a importância do brincar na Educação Infantil e da criança. Os objetivos específicos são identificar como as ferramentas pedagógicas lúdicas, que são as brincadeiras e jogos, podem ajudar na aprendizagem dos alunos em sala de aula. Evidenciar o quanto é importante o brincar nos primeiros anos da educação básica, no caso a Educação Infantil. Para a realização do estudo, foi realizada uma busca em site confiáveis como Scielo, Googleo Acadêmico de artigos que tratassem da temática, apresentando como aporte teórico os autores VYGOTSKY (1998), NEIVA (2005), ANTUNES (1996), CASTRO (2004), BARBOSA (1997), dentre outros. Na metodologia, o tipo de pesquisa selecionado foi a bibliográfica com abordagem qualitativa, foram analisados 05(cinco) artigos, desenvolvidos a partir de embasamentos teóricos publicados em bases de dados confiáveis. Os achados indicam que os educadores devem utilizar mais o brincar, para dá maior credibilidade para atividades lúdicas, atividades capazes de ressignificar antigos e novos conhecimentos, construindo identidade e autonomia. Sendo assim, é necessário que professores planejem as situações de aprendizagens, brincadeiras com tempo delimitado para que possa oferecer um brincar de qualidade para os alunos, além de estar ciente das mais variadas funções que devem assumir as atividades lúdicas, estando a par da importância do brincar no desenvolvimento de capacidades e habilidades das crianças. Reitere-se, contudo a importancia de dá continuidade à pesquisa para suprir lacunas no que tange aos direitos de brincar que vem sendo mencionado na BNCC.