O texto consiste em um diálogo critico desenvolvido a partir do estudo sistematizado de 15 textos sugeridos como aporte teórico para as discussões desenvolvidas nas aulas da disciplina de Pesquisa em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE-UFPB). Nele são dispostos elementos que expressam as contribuições dadas pelo componente curricular à formação acadêmica em nível de Mestrado, com sua reflexão sobre a natureza do conhecimento científico, ao tempo que desvelam características próprias de um modo de organização individual de estudo. Ao tempo que servem como fontes, na produção alguns também aparecem como aportes teóricos e metodológicos. Trata-se de uma espécie de revisão da literatura, com intenção de desvelar uma escrita de caráter qualitativo. Embora os tempos de publicação dos textos lidos sejam distintos, percebe-se, em comum, a exposição nem sempre intencional, pelos autores, de como a educação foi sendo construída e percebida como área de conhecimento, e o modo como respondeu as manifestações paradigmáticas de cada momento da História. Considero que a produção dessa escrita, registra sinteticamente os principais pontos da evolução intelectual possibilitado pelas trocas, construções e desconstruções vivenciadas durante o primeiro semestre de aprofundamento em questões caras a formação para a pesquisa científica, portanto, é o relato de uma peculiar experiência.