Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: APONTAMENTOS SOBRE O MÉTODO INDUTIVO INTERCULTURAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA INDÍGENA DE RORAIMA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88269
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 434
    "inscrito_id" => 12539
    "titulo" => "EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: APONTAMENTOS SOBRE O MÉTODO INDUTIVO INTERCULTURAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA INDÍGENA DE RORAIMA"
    "resumo" => "Este trabalho versa sobre a educação escolar indígena, com foco na experiência do ensino de Ciências direcionado para o contexto da comunidade Sucuba, localizada no estado de Roraima e constituída por indivíduos das etnias indígenas Wapichana e Macuxi. A pesquisa apresentada é fruto do seguinte questionamento: Como desenvolver o Método Indutivo Intercultural na disciplina de Ciências de modo a incorporar ao seu currículo o conhecimento advindo das tradições populares em uma escola indígena? A pesquisa teve por objetivo: Promover o processo de ensino-aprendizagem em ecologia, com discentes de uma escola indígena na perspectiva do Método Indutivo Intercultural, a partir dos conhecimentos e saberes populares da comunidade indígena Sucuba, localizada no município de Alto Alegre. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e descritiva, executada através da pratica da observação participante. O objeto de pesquisa foram 20 alunos da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Indígena Riachuelo. A elaboração da pesquisa ocorreu em três etapas: na primeira, foi realizado o diagnóstico inicial para o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os conhecimentos tradicionais e temas centrais de Ecologia; na segunda etapa, foi elaborada uma sequência didática com o propósito de trabalhar os conceitos relacionados ao tema ecologia, juntamente com os conhecimentos tradicionais; a terceira etapa e última etapa, a construção do calendário socionatural, através do Método Indutivo Intercultural no processo de ensino-aprendizagem dos educandos. Resultou que ao final da pesquisa, conseguimos compreender quais os conhecimentos dos alunos sobre a comunidade, e suas interações com o meio ambiente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID12539_TB434_04082022221101.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL CRISTINA DEMÉTRIO MAGALHÃES"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL CRISTINA"
    "autor_email" => "raquel_cristina_20@hotmai"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88269
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 434
    "inscrito_id" => 12539
    "titulo" => "EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: APONTAMENTOS SOBRE O MÉTODO INDUTIVO INTERCULTURAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA INDÍGENA DE RORAIMA"
    "resumo" => "Este trabalho versa sobre a educação escolar indígena, com foco na experiência do ensino de Ciências direcionado para o contexto da comunidade Sucuba, localizada no estado de Roraima e constituída por indivíduos das etnias indígenas Wapichana e Macuxi. A pesquisa apresentada é fruto do seguinte questionamento: Como desenvolver o Método Indutivo Intercultural na disciplina de Ciências de modo a incorporar ao seu currículo o conhecimento advindo das tradições populares em uma escola indígena? A pesquisa teve por objetivo: Promover o processo de ensino-aprendizagem em ecologia, com discentes de uma escola indígena na perspectiva do Método Indutivo Intercultural, a partir dos conhecimentos e saberes populares da comunidade indígena Sucuba, localizada no município de Alto Alegre. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e descritiva, executada através da pratica da observação participante. O objeto de pesquisa foram 20 alunos da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Indígena Riachuelo. A elaboração da pesquisa ocorreu em três etapas: na primeira, foi realizado o diagnóstico inicial para o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os conhecimentos tradicionais e temas centrais de Ecologia; na segunda etapa, foi elaborada uma sequência didática com o propósito de trabalhar os conceitos relacionados ao tema ecologia, juntamente com os conhecimentos tradicionais; a terceira etapa e última etapa, a construção do calendário socionatural, através do Método Indutivo Intercultural no processo de ensino-aprendizagem dos educandos. Resultou que ao final da pesquisa, conseguimos compreender quais os conhecimentos dos alunos sobre a comunidade, e suas interações com o meio ambiente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID12539_TB434_04082022221101.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL CRISTINA DEMÉTRIO MAGALHÃES"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL CRISTINA"
    "autor_email" => "raquel_cristina_20@hotmai"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho versa sobre a educação escolar indígena, com foco na experiência do ensino de Ciências direcionado para o contexto da comunidade Sucuba, localizada no estado de Roraima e constituída por indivíduos das etnias indígenas Wapichana e Macuxi. A pesquisa apresentada é fruto do seguinte questionamento: Como desenvolver o Método Indutivo Intercultural na disciplina de Ciências de modo a incorporar ao seu currículo o conhecimento advindo das tradições populares em uma escola indígena? A pesquisa teve por objetivo: Promover o processo de ensino-aprendizagem em ecologia, com discentes de uma escola indígena na perspectiva do Método Indutivo Intercultural, a partir dos conhecimentos e saberes populares da comunidade indígena Sucuba, localizada no município de Alto Alegre. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e descritiva, executada através da pratica da observação participante. O objeto de pesquisa foram 20 alunos da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Indígena Riachuelo. A elaboração da pesquisa ocorreu em três etapas: na primeira, foi realizado o diagnóstico inicial para o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os conhecimentos tradicionais e temas centrais de Ecologia; na segunda etapa, foi elaborada uma sequência didática com o propósito de trabalhar os conceitos relacionados ao tema ecologia, juntamente com os conhecimentos tradicionais; a terceira etapa e última etapa, a construção do calendário socionatural, através do Método Indutivo Intercultural no processo de ensino-aprendizagem dos educandos. Resultou que ao final da pesquisa, conseguimos compreender quais os conhecimentos dos alunos sobre a comunidade, e suas interações com o meio ambiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.