Este trabalho descreve o processo de gestão democrática que está sendo evidenciado nas escolas da rede estadual de ensino em Alagoas que estão vivenciando a modalidade de ensino em tempo integral. Deste modo, após anos de luta societária para democratizar as instituições de ensino, será uma nova forma de fortalecer a democracia no âmbito educacional? Esta questão investigada se corporifica pois na escola em tempo integral, as formas de escolha para diretores necessitam ser estudadas. Assim, o objetivo deste estudo é provocar análises e discussões acerca do processo descrito que envolve a nova modalidade de ensino em tempo integral e os fundamentos da gestão democrática que são a participação societária no fortalecimento do Conselho Escolar e ainda a execução do processo de escolha de diretores através de eleição. Como forma de levantamento de dados recorreu-se à técnica do levantamento bibliográfico. Este método, de grande significância, foi essencial para a compreensão acerca de conceitos e teorias que cimentam os alicerces do processo de gestão democrática educacional e também o ensino integral. O presente estudo demonstrou que o processo de gestão democrática encontra fragilizado em âmbito educacional alagoano, pois os gestores não são mais eleitos democraticamente através do voto da comunidade escolar. Assim nas instituições de ensino em tempo integral, os conselheiros escolares estão sendo desafiados a democratizar as ações para assegurar a oferta de um ensino de boa qualidade.Nesta perspectiva, recorre-se a autores/as como: Gomes (2013), Cury (1997), Libâneo (2007), Gadotti e Romão (2004), Oliveira e Rosar (2002), werle (2003), entre outros, que trouxeram aporte teórico para o referido estudo.