O texto tem como propósito apresentar uma experiência pedagógica na disciplina de Sociologia para estudantes do 1° ano do ensino médio, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Maranhão – Colun/UFMA, no período de agosto a novembro de 2018, cuja finalidade foi inserir no contexto do currículo escolar e da prática educativa do ensino de Sociologia, um processo de reflexão sobre as construções discursivas em torno das relações de gênero que se estabelecem nas práticas sociais dos sujeitos que vivenciam a escola. A partir da pesquisa-ação e das sequências didáticas, foi possível a participação e envolvimento dos/as estudantes, em todo o processo, por meio de atividades que, ao mesmo tempo, pudessem me dar suporte para avaliar o percurso de aprendizagem e os efeitos dos temas abordados, através das falas, da escrita e do engajamento das turmas. As sequências didáticas tiveram como conteúdo programático, o gênero como construção histórica, social, cultural, política e discursiva; o machismo e a desigualdade de gênero; o feminismo e a igualdade de gênero. Para tanto, as atividades tiveram como aporte teórico os estudos de Michel Foucault, Guacira Louro e Elisabeth Badinter. Apoiadas nessa literatura, as atividades se desenvolveram por meio de sequências didáticas, com realização de aulas dialogadas, exibição de documentários e filmes, debates, trabalho com músicas, produção de cartazes e culminância com apresentação de subtemáticas ligadas ao tema maior. A experiência nos proporcionou ampliar as discussões em torno das relações de gênero e colaborar com a construção de práticas reflexivas que poderão abrir a possibilidade para uma consciência sobre o lugar social dos sujeitos e sua pluralidade, bem como o protagonismo juvenil e a sua afirmação identitária.