LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MACEIÓ/AL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90000 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3380 "inscrito_id" => 14527 "titulo" => "LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MACEIÓ/AL" "resumo" => "O laboratório de Ciências é um espaço pedagógico essencial para o ensino e aprendizagem de Biologia. Esse espaço de possibilidades tem o papel de conectar dois mundos, o da teoria e o da prática (BRODIN, 1978), pois é nesse ambiente onde os conhecimentos científicos podem ser testados, argumentados, compreendidos e ampliados (MOTA, 2019). Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo narrar vivências durante o Programa de Residências Pedagógica - PRP, na Universidade Federal de Alagoas - UFAL, na área de Ciências e Biologia, realizado em uma escola da rede pública em Maceió/AL. Tendo natureza exploratória de cunho qualitativo (MINAYO e LUNA, 2010), a metodologia adotada foi uma análise documental dos diários de formação registrados durante a permanência no programa em 2020-2022. Como resultados encontrados nas reflexões e possibilidades, é possível perceber que o laboratório pode ser importante na construção do conhecimento dos estudantes e na interação do mesmo com o conhecimento científico. Trazendo reflexões sobre as vivências acerca da revitalização e utilização do Laboratório de Ciências da escola, as dificuldades encontradas em sua utilização, assim como, as possibilidades de poderem surgir ao longo do percurso. Por fim, concluímos que a interação entre o estudante e o espaço formativo é otimizada com o auxílio do professor guiando esse processo, e que o Laboratório é um mundo de possibilidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14527_TB3380_10082022222257.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIAN REBECA DE BARROS SILVA" "autor_nome_curto" => "LILIAN" "autor_email" => "lilianrebeeca@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90000 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3380 "inscrito_id" => 14527 "titulo" => "LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MACEIÓ/AL" "resumo" => "O laboratório de Ciências é um espaço pedagógico essencial para o ensino e aprendizagem de Biologia. Esse espaço de possibilidades tem o papel de conectar dois mundos, o da teoria e o da prática (BRODIN, 1978), pois é nesse ambiente onde os conhecimentos científicos podem ser testados, argumentados, compreendidos e ampliados (MOTA, 2019). Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo narrar vivências durante o Programa de Residências Pedagógica - PRP, na Universidade Federal de Alagoas - UFAL, na área de Ciências e Biologia, realizado em uma escola da rede pública em Maceió/AL. Tendo natureza exploratória de cunho qualitativo (MINAYO e LUNA, 2010), a metodologia adotada foi uma análise documental dos diários de formação registrados durante a permanência no programa em 2020-2022. Como resultados encontrados nas reflexões e possibilidades, é possível perceber que o laboratório pode ser importante na construção do conhecimento dos estudantes e na interação do mesmo com o conhecimento científico. Trazendo reflexões sobre as vivências acerca da revitalização e utilização do Laboratório de Ciências da escola, as dificuldades encontradas em sua utilização, assim como, as possibilidades de poderem surgir ao longo do percurso. Por fim, concluímos que a interação entre o estudante e o espaço formativo é otimizada com o auxílio do professor guiando esse processo, e que o Laboratório é um mundo de possibilidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14527_TB3380_10082022222257.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIAN REBECA DE BARROS SILVA" "autor_nome_curto" => "LILIAN" "autor_email" => "lilianrebeeca@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }