O laboratório de Ciências é um espaço pedagógico essencial para o ensino e aprendizagem de Biologia. Esse espaço de possibilidades tem o papel de conectar dois mundos, o da teoria e o da prática (BRODIN, 1978), pois é nesse ambiente onde os conhecimentos científicos podem ser testados, argumentados, compreendidos e ampliados (MOTA, 2019). Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo narrar vivências durante o Programa de Residências Pedagógica - PRP, na Universidade Federal de Alagoas - UFAL, na área de Ciências e Biologia, realizado em uma escola da rede pública em Maceió/AL. Tendo natureza exploratória de cunho qualitativo (MINAYO e LUNA, 2010), a metodologia adotada foi uma análise documental dos diários de formação registrados durante a permanência no programa em 2020-2022. Como resultados encontrados nas reflexões e possibilidades, é possível perceber que o laboratório pode ser importante na construção do conhecimento dos estudantes e na interação do mesmo com o conhecimento científico. Trazendo reflexões sobre as vivências acerca da revitalização e utilização do Laboratório de Ciências da escola, as dificuldades encontradas em sua utilização, assim como, as possibilidades de poderem surgir ao longo do percurso. Por fim, concluímos que a interação entre o estudante e o espaço formativo é otimizada com o auxílio do professor guiando esse processo, e que o Laboratório é um mundo de possibilidades.