POTENCIALIDADES (INEXPLORADAS?) DAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES NA MODALIDADE NORMAL EM NÍVEL MÉDIO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90488 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4138 "inscrito_id" => 16953 "titulo" => "POTENCIALIDADES (INEXPLORADAS?) DAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES NA MODALIDADE NORMAL EM NÍVEL MÉDIO" "resumo" => "Nas últimas décadas, notadamente a partir da LDBE de 1996, tem crescido de forma gradual a proporção de professores titulados com graduação e/ou pós-graduação, atuando na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Contudo, no escopo nacional, ainda é superior a dez por cento a atuação de docentes que dispõem exclusivamente da formação em nível médio no curso Normal/Magistério. O curso de formação de docentes na modalidade normal, em nível médio, segue sendo ofertado na rede pública de ensino. No Estado do Paraná, o curso Normal/Magistério já passou por momentos de suspensão e retomada, a exemplo de outras formações do ensino médio profissional. Este trabalho apresenta um breve panorama contextualizando a oferta desta modalidade de curso em face a políticas públicas para a educação. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental, empregando análise de conteúdo de documentos. Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais e elementos da Base Nacional Comum Curricular, apresenta uma análise da Proposta Pedagógica Curricular fomentando uma discussão de potencialidades e demandas da incorporação de novas tecnologias da informação e comunicação, levando em consideração tanto seu emprego integrado à formação, quanto pela perspectiva de sua apropriação pelos alunos como possibilidade de construção de conhecimento no âmbito pedagógico para o campo de atuação profissional dos egressos deste curso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID16953_TB4138_06092022201108.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILSON PONTAROLO" "autor_nome_curto" => "Edilson" "autor_email" => "edilson.pontarolo@gmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90488 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4138 "inscrito_id" => 16953 "titulo" => "POTENCIALIDADES (INEXPLORADAS?) DAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES NA MODALIDADE NORMAL EM NÍVEL MÉDIO" "resumo" => "Nas últimas décadas, notadamente a partir da LDBE de 1996, tem crescido de forma gradual a proporção de professores titulados com graduação e/ou pós-graduação, atuando na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Contudo, no escopo nacional, ainda é superior a dez por cento a atuação de docentes que dispõem exclusivamente da formação em nível médio no curso Normal/Magistério. O curso de formação de docentes na modalidade normal, em nível médio, segue sendo ofertado na rede pública de ensino. No Estado do Paraná, o curso Normal/Magistério já passou por momentos de suspensão e retomada, a exemplo de outras formações do ensino médio profissional. Este trabalho apresenta um breve panorama contextualizando a oferta desta modalidade de curso em face a políticas públicas para a educação. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental, empregando análise de conteúdo de documentos. Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais e elementos da Base Nacional Comum Curricular, apresenta uma análise da Proposta Pedagógica Curricular fomentando uma discussão de potencialidades e demandas da incorporação de novas tecnologias da informação e comunicação, levando em consideração tanto seu emprego integrado à formação, quanto pela perspectiva de sua apropriação pelos alunos como possibilidade de construção de conhecimento no âmbito pedagógico para o campo de atuação profissional dos egressos deste curso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID16953_TB4138_06092022201108.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILSON PONTAROLO" "autor_nome_curto" => "Edilson" "autor_email" => "edilson.pontarolo@gmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }