O ENSINO REMOTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AS PROBLEMÁTICAS ENFRENTADAS PELOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA PANDEMIA DO COVID-19
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89500 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2796 "inscrito_id" => 15427 "titulo" => "O ENSINO REMOTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AS PROBLEMÁTICAS ENFRENTADAS PELOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA PANDEMIA DO COVID-19" "resumo" => "O trabalho debruça-se sobre a trajetória trilhada pelos bolsistas do Programa de Iniciação Docente da Geografia na Escola Estadual Professor Luis Soares, localizada na cidade de Natal/RN. Busca-se apresentar as problemáticas enfrentadas pelos PIBIDIANOS no ensino remoto emergencial da Pandemia da Covid-19 através de uma pesquisa quali-quantitativa realizada com os estudantes, professores e bolsistas do PIBID da escola. O PIBID e qualquer estágio da educação se apresenta como via de mão dupla, é ensinando que aprende-se a ensinar e tornar-se melhores no fazer docente. Porém, o ensino remoto limitou essa troca, pois nem sempre foi possível obter aprendizagem dos educandos. A busca para fugir da educação bancária, tão criticada por Paulo Freire, foi árdua quando a sala de aula se dava no ambiente das residências e a troca entre discente e docente era limitada, fazendo-se necessário à busca por meios tecnológicos os quais facilitassem a mediação do conhecimento. É por esse viés que foi realizado o comparativo entre a prática remota com a presencial, destacando quão deficitário foi essa modalidade de ensino emergencial tanto para o aluno quanto para o professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15427_TB2796_06102022165649.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAIS PEREIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "THAIS LIMA" "autor_email" => "lima.thais@escolar.ifrn.e" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89500 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2796 "inscrito_id" => 15427 "titulo" => "O ENSINO REMOTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AS PROBLEMÁTICAS ENFRENTADAS PELOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA PANDEMIA DO COVID-19" "resumo" => "O trabalho debruça-se sobre a trajetória trilhada pelos bolsistas do Programa de Iniciação Docente da Geografia na Escola Estadual Professor Luis Soares, localizada na cidade de Natal/RN. Busca-se apresentar as problemáticas enfrentadas pelos PIBIDIANOS no ensino remoto emergencial da Pandemia da Covid-19 através de uma pesquisa quali-quantitativa realizada com os estudantes, professores e bolsistas do PIBID da escola. O PIBID e qualquer estágio da educação se apresenta como via de mão dupla, é ensinando que aprende-se a ensinar e tornar-se melhores no fazer docente. Porém, o ensino remoto limitou essa troca, pois nem sempre foi possível obter aprendizagem dos educandos. A busca para fugir da educação bancária, tão criticada por Paulo Freire, foi árdua quando a sala de aula se dava no ambiente das residências e a troca entre discente e docente era limitada, fazendo-se necessário à busca por meios tecnológicos os quais facilitassem a mediação do conhecimento. É por esse viés que foi realizado o comparativo entre a prática remota com a presencial, destacando quão deficitário foi essa modalidade de ensino emergencial tanto para o aluno quanto para o professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15427_TB2796_06102022165649.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAIS PEREIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "THAIS LIMA" "autor_email" => "lima.thais@escolar.ifrn.e" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }