Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DA SENSIBILIDADE AO CONTRASTE CROMÁTICA E ACROMÁTICA DE CRIANÇAS COM E SEM HISTÓRIA DE DESNUTRIÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91009
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4878
    "inscrito_id" => 17091
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA SENSIBILIDADE AO CONTRASTE CROMÁTICA E ACROMÁTICA DE CRIANÇAS COM E SEM HISTÓRIA DE DESNUTRIÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS"
    "resumo" => "Deficiências nutricionais, dependendo de sua frequência e intensidade, podem afetar a organização estrutural e bioquímica do sistema nervoso. Nesse sentido, esse estudo teve como objetivo avaliar a percepção visual e o desempenho escolar de crianças e adolescentes com e sem histórico de desnutrição, provenientes de escolas públicas. Para tanto, participaram 10 crianças entre sete e 13 anos, divididos em grupo de estudo (M = 10,60, DP = 1,52 anos) e grupo controle (M = 8,40, DP = 2,07 anos). Os participantes foram submetidos à aplicação de um questionário sociodemográfico, ao Teste de Desempenho Escolar (TDE), à medida a função de sensibilidade ao contraste para grades senoidais com frequências de 0,2, 0,6, 1,0, 3,1, 6,1, 8,8, 13,2 e 15,9 (ciclo por grau de ângulo visual) e ao teste de cores de Cambridge. As análises mostraram que as crianças com desnutrição apresentaram melhor desempenho no TDE do que as crianças sem desnutrição (eutróficas) nos testes de desempenho escolar e maior sensibilidade ao contraste para as frequências 0,2 (p < 0,05), 8,8 (p < 0,01), 13,2 (p < 0,01) e 15,9 (p < 0,01). No entanto, esses dados são preliminares, pois a amostra é pequena e a diferença de faixa etária entre os grupos pode ter influenciado. Desse modo, recomenda-se o desenvolvimento de mais estudos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17091_TB4878_28112022203821.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDIZÂNGELA DE FÁTIMA CRUZ DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EDIZÂNGELA"
    "autor_email" => "edizangela.cruz@outlook.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91009
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4878
    "inscrito_id" => 17091
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA SENSIBILIDADE AO CONTRASTE CROMÁTICA E ACROMÁTICA DE CRIANÇAS COM E SEM HISTÓRIA DE DESNUTRIÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS"
    "resumo" => "Deficiências nutricionais, dependendo de sua frequência e intensidade, podem afetar a organização estrutural e bioquímica do sistema nervoso. Nesse sentido, esse estudo teve como objetivo avaliar a percepção visual e o desempenho escolar de crianças e adolescentes com e sem histórico de desnutrição, provenientes de escolas públicas. Para tanto, participaram 10 crianças entre sete e 13 anos, divididos em grupo de estudo (M = 10,60, DP = 1,52 anos) e grupo controle (M = 8,40, DP = 2,07 anos). Os participantes foram submetidos à aplicação de um questionário sociodemográfico, ao Teste de Desempenho Escolar (TDE), à medida a função de sensibilidade ao contraste para grades senoidais com frequências de 0,2, 0,6, 1,0, 3,1, 6,1, 8,8, 13,2 e 15,9 (ciclo por grau de ângulo visual) e ao teste de cores de Cambridge. As análises mostraram que as crianças com desnutrição apresentaram melhor desempenho no TDE do que as crianças sem desnutrição (eutróficas) nos testes de desempenho escolar e maior sensibilidade ao contraste para as frequências 0,2 (p < 0,05), 8,8 (p < 0,01), 13,2 (p < 0,01) e 15,9 (p < 0,01). No entanto, esses dados são preliminares, pois a amostra é pequena e a diferença de faixa etária entre os grupos pode ter influenciado. Desse modo, recomenda-se o desenvolvimento de mais estudos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17091_TB4878_28112022203821.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDIZÂNGELA DE FÁTIMA CRUZ DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EDIZÂNGELA"
    "autor_email" => "edizangela.cruz@outlook.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Deficiências nutricionais, dependendo de sua frequência e intensidade, podem afetar a organização estrutural e bioquímica do sistema nervoso. Nesse sentido, esse estudo teve como objetivo avaliar a percepção visual e o desempenho escolar de crianças e adolescentes com e sem histórico de desnutrição, provenientes de escolas públicas. Para tanto, participaram 10 crianças entre sete e 13 anos, divididos em grupo de estudo (M = 10,60, DP = 1,52 anos) e grupo controle (M = 8,40, DP = 2,07 anos). Os participantes foram submetidos à aplicação de um questionário sociodemográfico, ao Teste de Desempenho Escolar (TDE), à medida a função de sensibilidade ao contraste para grades senoidais com frequências de 0,2, 0,6, 1,0, 3,1, 6,1, 8,8, 13,2 e 15,9 (ciclo por grau de ângulo visual) e ao teste de cores de Cambridge. As análises mostraram que as crianças com desnutrição apresentaram melhor desempenho no TDE do que as crianças sem desnutrição (eutróficas) nos testes de desempenho escolar e maior sensibilidade ao contraste para as frequências 0,2 (p < 0,05), 8,8 (p < 0,01), 13,2 (p < 0,01) e 15,9 (p < 0,01). No entanto, esses dados são preliminares, pois a amostra é pequena e a diferença de faixa etária entre os grupos pode ter influenciado. Desse modo, recomenda-se o desenvolvimento de mais estudos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.