Sabe-se que a educação de jovens e adultos no Brasil sempre foi uma proposta desafiadora, em busca de projetos que venham acrescentar e inserir aqueles que buscam essa modalidade de ensino. As metodologias voltadas para o EJA parte do princípio de que os educadores envolvidos, estejam engajados neste processo, em que esses estão sendo desafiados a ampliar seus conhecimentos gerais. Sabendo que os educandos muitas vezes não são totalmente leigos, é necessário que os professores ocupem uma posição articuladora e investigativa para a interação dialógica de todos. Vale ressaltar, que é importante porque valoriza os conhecimentos dos estudantes. Assim, os projetos didáticos elaborados pelos professores precisam de mudanças para facilitar o ensino aprendizagem, tendo em vista, que os alunos inseridos nessa modalidade vêm em busca de conhecimentos para que eles tenham melhores oportunidades no mercado de trabalho e na sociedade. Seguindo o estudo foram direcionadas reflexões acerca das questões teórico-metodológicas, a partir de uma concepção de Freire (1987). A metodologia utilizada para o desenvolvimento dos trabalhos foi documental, para o levantamento de dados foi utilizado as Diretrizes para o Ensino de EJAI disponibilizado no site da secretaria de Educação do Município em questão. Destacamos como resultados: a forma como as diretrizes foram construídas a partir dos cursos de formação docente; A experiência dos professores do trabalho realizado no chão das escolas; A construção coletiva do currículo; Ensino contextualizado e reflexivo; Vivência como elemento legitimador da prática de ensino; Os conteúdos emergem dos territórios dos sujeitos - saber popular como busca de superação da agenda hegemônica existente nas escolas; Relação com os problemas da comunidade.