A Educação Superior está em destaque nas discussões atuais, dentre elas ressalta-se a que abrange a inclusão de pessoas com deficiência e os seus desafios.Como uma das consequências, observa-se a ampliação de pesquisas que discutem esta temática. Mediante a isso, o objetivo deste estudo foi mapear e analisar as pesquisas realizadas no Brasil relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência visual na Educação Superior. Esta pesquisa se caracteriza como do tipo Estado da Arte, podendo ser definida como uma modalidade de pesquisa bibliográfica. Foram selecionados 15 trabalhos (13 dissertações e duas teses), os quais foram posteriormente analisados. Os resultados evidenciam que existe uma fragilidade teórica e metodológica nas produções de dissertações e teses. As pesquisas analisadas também apontaram que as universidades têm oferecido condições para que os estudantes com deficiência visual possam frequentar esse nível de ensino, porém, há lacunas a serem superadas. Além disso, os estudos apontaram para um ponto crítico no processo inclusivo: a formação dos professores. Foi possível também averiguar a existência de uma carência na participação das pessoas com deficiência nas pesquisas e nas produções. Concluiu-se que o processo de inclusão do aluno com deficiência na Educação Superior precisa envolver toda a comunidade educacional (professores, gestores, corpo técnico e os demais estudantes), e valores relacionados a esse processo devem nortear as políticas e práticas institucionais.