Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DA GAMIFICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR COMO ESPAÇO RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A gamificação se constitui na utilização da mecânica dos jogos em cenários não jogos. Ela vem sendo aplicada em diferentes espaços, como no marketing, seja como cartões de fidelidade em restaurantes e padarias e/ou no treinamento de pessoal em empresas, ou seja, ela pode ser aplicada a atividades em que é preciso estimular o comportamento do indivíduo. Diante disso, a gamificação no cenário educacional pode contribuir tanto para a motivação como para o desenvolvimento cognitivo do estudante. Sua utilização contribui na criação de um ambiente ímpar de aprendizagem, mediados pelo desafio, pelo prazer e entretenimento, que potencializam o desenvolvimento de habilidades cognitivas (planejamento, memória, atenção, entre outros), habilidades sociais (comunicação assertividade, resolução de conflitos interpessoais, entre outros) e habilidade motoras. Visando proporcionar uma vivência gamificada e a apropriação desses conceitos, foi construído um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizando a plataforma Classgraft para o ensino da Teoria do Campo Cristalino (TCC) em uma turma de Química Inorgânica de Coordenação do curso de Licenciatura em Química do Campus Pau dos Ferros do IFRN. Os jogadores foram convidados a criar um avatar que seriam inseridos em um ambiente imaginário e, em equipe, tinham que resolver alguns questões-problema correlacionadas ao tema estudado. Todas as ações desenvolvidas no AVA tinham como espaço de interlocução e compartilhamento de informações o Google Meet, como forma para subsidiar e retroalimentar o processo de engajamento dos alunos, informando seu percurso para alcançar os objetivos propostos. Os resultados alcançados com este estudo apontam para uma ressignificação dos conceitos estudados, ajudando a dar significado para aquilo que é estudado em sala de aula, bem como levaram aos alunos a aprendizagem e possibilitou que o professor elaborasse estratégias de ensino mais sintonizadas com as demandas dos alunos, construindo um espaço de aprendizagem mais prazeroso.

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