Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÕES SOBRE A VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR - DEBATENDO O FILME “PRECIOSA: UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA”

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente trabalho apresenta reflexões e percepções sobre a violência no ambiente escolar. Refere-se ao trabalho de conclusão de curso de licenciatura em geografia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Sua construção se deu através das experiências do estágio supervisionado em uma escola da rede pública do município de Feira de Santana — BA. A turma que desenvolvemos o estudo foi da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no turno noturno. Utilizamos da metodologia, baseada na observação e reflexão dos estudantes sobre a violência e como isso reflete na convivência do ambiente escolar. A ferramenta utilizada para captação de dados, foi um cine-debate, com o filme “Preciosa: uma história de esperança .” Compreender a violência é um dos fatores mais complexos, pois abrange vários significados, visto que não é simplesmente identificar um ato de violência, é preciso saber de fato que tipo de violência está inserida e a realidade social. Deste modo, é preciso criar caminhos para o combate, pois a escola tem um papel fundamental para o enfrentamento. O corpo estudantil, os professores, junto aos demais funcionários podem criar e realizar projetos, que possibilitem organizar diálogos, rodas de conversas, palestras e seminários. Cabendo a direção e a equipe pedagógica direcionar encaminhamentos para as redes de apoio. Visando não somente atender os que estão inseridos no ambiente escolar, mas envolvendo as comunidades ao redor, onde se encontram pessoas na condição de vulnerabilidade e vivenciam a violência. A violência se manifesta em qualquer lugar, independente da realidade social, e isso incluem as contrariedades do sistema capitalista, que segrega, deseduca, e é desigual. Contudo, a escola pública faz parte do cotidiano das pessoas e isso perpassa na vida do estudante, que enfrenta a dificuldade de viver em uma sociedade excludente. Palavras-chave: violência; ambiente escolar; convivência; realidade social.

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