O presente artigo traz uma reflexão acerca das práticas de alfabetização, em consonância com uma visão prática em sala de aula, analisando de que modo se dá a organização do trabalho docente no processo de alfabetização e quais os principais métodos de alfabetização que estão presentes dentro do ambiente escolar. O estudo aqui apresentado consiste em uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, no qual foi observada a presença do método alfabético em sala, e o brincar isolado do processo de alfabetização, ficando restrito apenas ao momento do intervalo/recreio. Contrapondo ao verificado se faz uma defesa de que a alfabetização é um processo de grande importância para a sociedade, uma vez que ela é capaz de possibilitar oportunidades, liberdade e autonomia aos indivíduos, desse modo se compreende como é imprescindível que esse processo seja significativo para as crianças e esteja acompanhado de uma relação estrita com o brincar, a fim de que tais sujeitos utilizem esses conhecimentos para se tornarem indivíduos capazes de entender e atuar no mundo em que vivem. Desse modo, para as reflexões aqui feitas, lançamos mãos de estudos, os quais discorrem sobre a alfabetização na perspectiva do letramento, assim como trabalhos que orientam sobre o brincar na organização da prática de alfabetização.