Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DAS HQS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
0 of 0
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90236 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3684 "inscrito_id" => 15652 "titulo" => "O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DAS HQS." "resumo" => "O presente artigo tem por finalidade investigar até que ponto as Histórias em quadrinhos (HQs) contribuem com o processo do ensino de História no ensino fundamental dos anos iniciais. A escolha do tema se deve à condição de ser professor, o que me impulsionou a observar a ação docente na sua relação com a leitura em sala de aula e como esta poderia repercutir sobre o aluno, principalmente os da educação infantil, em relação as práticas de leitura e escrita. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo geral, descobrir as contribuições que o trabalho com a literatura infantil propicia para crianças, jovens e adultos, através das HQs, dessa forma, favorecendo a ampliação dos saberes e conhecimentos relacionados ao ensino de História. Com isso, salientamos a importância das HQs no ensino de História como valioso instrumento no processo educativo, devido ao seu aspecto lúdico. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica, recurso necessário para investigar indagações e examinar materiais já elaborados de pessoas que estudaram temas desta natureza. Dentre os autores que subsidiaram nossas análises estão: Araújo, Costa e Costa (2008), Barbosa (2009), Gonçalo Jr. (2004), Vergueiro (2010), entre outros que contribuíram no enriquecimento de nossas discussões.O presente artigo tem por finalidade investigar até que ponto as Histórias em quadrinhos (HQs) contribuem com o processo do ensino de História no ensino fundame" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15652_TB3684_15082022093720.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARTE SOARES BARBOZA" "autor_nome_curto" => "Ricarte Soares" "autor_email" => "ricarti.supervisor@gmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90236 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3684 "inscrito_id" => 15652 "titulo" => "O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DAS HQS." "resumo" => "O presente artigo tem por finalidade investigar até que ponto as Histórias em quadrinhos (HQs) contribuem com o processo do ensino de História no ensino fundamental dos anos iniciais. A escolha do tema se deve à condição de ser professor, o que me impulsionou a observar a ação docente na sua relação com a leitura em sala de aula e como esta poderia repercutir sobre o aluno, principalmente os da educação infantil, em relação as práticas de leitura e escrita. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo geral, descobrir as contribuições que o trabalho com a literatura infantil propicia para crianças, jovens e adultos, através das HQs, dessa forma, favorecendo a ampliação dos saberes e conhecimentos relacionados ao ensino de História. Com isso, salientamos a importância das HQs no ensino de História como valioso instrumento no processo educativo, devido ao seu aspecto lúdico. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica, recurso necessário para investigar indagações e examinar materiais já elaborados de pessoas que estudaram temas desta natureza. Dentre os autores que subsidiaram nossas análises estão: Araújo, Costa e Costa (2008), Barbosa (2009), Gonçalo Jr. (2004), Vergueiro (2010), entre outros que contribuíram no enriquecimento de nossas discussões.O presente artigo tem por finalidade investigar até que ponto as Histórias em quadrinhos (HQs) contribuem com o processo do ensino de História no ensino fundame" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15652_TB3684_15082022093720.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARTE SOARES BARBOZA" "autor_nome_curto" => "Ricarte Soares" "autor_email" => "ricarti.supervisor@gmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente artigo tem por finalidade investigar até que ponto as Histórias em quadrinhos (HQs) contribuem com o processo do ensino de História no ensino fundamental dos anos iniciais. A escolha do tema se deve à condição de ser professor, o que me impulsionou a observar a ação docente na sua relação com a leitura em sala de aula e como esta poderia repercutir sobre o aluno, principalmente os da educação infantil, em relação as práticas de leitura e escrita. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo geral, descobrir as contribuições que o trabalho com a literatura infantil propicia para crianças, jovens e adultos, através das HQs, dessa forma, favorecendo a ampliação dos saberes e conhecimentos relacionados ao ensino de História. Com isso, salientamos a importância das HQs no ensino de História como valioso instrumento no processo educativo, devido ao seu aspecto lúdico. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica, recurso necessário para investigar indagações e examinar materiais já elaborados de pessoas que estudaram temas desta natureza. Dentre os autores que subsidiaram nossas análises estão: Araújo, Costa e Costa (2008), Barbosa (2009), Gonçalo Jr. (2004), Vergueiro (2010), entre outros que contribuíram no enriquecimento de nossas discussões.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.